Instituto de Ciências Atmosféricas desenvolve projeto de monitoramento para aviação

O deslocamento de todas as aeronaves no espaço aéreo brasileiro é acompanhado diariamente, em tempo real

20/04/2014 10h35 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h27
Professor Humberto Barbosa a frente dos estudos científicos do Laboratório Lapis

Professor Humberto Barbosa a frente dos estudos científicos do Laboratório Lapis

Diana Monteiro -  jornalista 

O desenvolvimento de  pesquisas de relevância nas áreas de monitoramento meteorológico e monitoramento ambiental tem projetado o Laboratório de Análise e Processamento de Imagem (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas no cenário local, nacional e também internacional, a começar pela parceria que mantém com a Agência Europeia de Exploração de Satélites Meteorológicos (Eumetsat), localizada na Alemanha, para exploração de satélite meteorológico. Com a ampliação das atividades, o laboratório, que integra o Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat), começa a despontar em estudos científicos voltados ao monitoramento para aviação para localização em tempo real das aeronaves que cortam diariamente o espaço aéreo brasileiro. 

Segundo o professor Humberto Alves Barbosa, coordenador do Lapis, o projeto em andamento possibilita a  localização de todas as aeronaves no ar, como por exemplo, permite acompanhar em tempo real o deslocamento de uma aeronave de São Paulo a Maceió, entre outras rotas. “Essa informação já é disponibilizada por empresas europeias, mas no Brasil ainda é pouco explorada pelos usuários”, frisa o professor. Segundo ele, o projeto de monitoramento para aviação tem como objetivo integrar as informações de localização das áreas com imagens do Meteosat 10 para oferecer as rotas das aeronaves sujeitas a turbulências, beneficiando ao público em geral e principalmente aos órgãos governamentais para a tomada de ações mais efetivas.   

Em fase inicial, a equipe do projeto vem fazendo o acompanhamento diário das aeronaves e parte do monitoramento já está concluída. “Falta a integração da localização geográfica das aeronaves do Brasil com as do satélite Meteosat 10 processadas no Laboratório da Ufal”, diz Humberto Barbosa,acrescentando que são necessários recursos financeiros para a efetivação  do projeto previsto para ser concluído até o final de 2014. 

O Laboratório de Análise e Processamento de Imagem (Lapis),  realiza os estudos na área de aviação na Estação de Baixo Custo que é dotada de uma antena parabólica, dois computadores (um para recepção e outro para processamento dos dados) e uma chave decodificadora de recepção do Sistema eumetCast, responsável pela distribuição de dados e produtos da agência europeia EumetSat. “É por meio desse sistema que a estação recebe imagens de satélite”, reforça o professor Humberto Barbosa, doutor em Meteorologia pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. Recentemente ele esteve na Croácia com pesquisadores de mais de 20 países participando de uma reunião de todos os serviços regionais de meteorologia da Europa. A reunião contou com o apoio da agência alemã Eumetsat. 

Dinamismo e formação científica 

Criado no Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat) em 2007, o Lapis tem a finalidade de formar recursos humanos aptos para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e trabalhos operacionais em centros de pesquisas ou serviços de meteorologia, dentre outras instituições atuantes na área. Tem como duas áreas principais de atuação o Monitoramento Meteorológico (“Previsão de Tempo de Curto Prazo”) e Monitoramento Ambiental, com a determinação de  índices de seca no Brasil, sobretudo no Nordeste Brasileiro. 

Além de campo de aprendizado para alunos do curso de Meteorologia, o laboratório também se sobressai como espaço de estudo científico do mestrado da instituição nessa área, tanto no eixo operacional como no eixo de desenvolvimento de pesquisa. Integram atualmente a equipe do Lapis os seguintes alunos: Leandro Rodrigo Macedo da Silva, Anselmo Manoel dos Santos, Carlos Pinto da Silva Neto, Vanda Tatiana de Castro Silva, Edson Mateus dos Santos e Luiz Eduardo Santos Costa.  Além da importante parceria com a agência Eumetsat para exploração de satélite meteorológico, o laboratório tem se projetado na colaboração de estudos científicos para o Instituto Nacional do Semi-árido, Grupo de Meteorologia e Oceanografia da Índia e Universidade Estadual de Nova York . 

Sistema MeteoSat 

Com ações consolidadas na área de monitoramento meteorológico, o Laboratório de Análise e Processamento de Imagem possibilita a previsão de tempo de curto prazo  entre duas e quatro horas antes  da ocorrência de chuvas e eventos extremos, por meio de imagens do Sistema MeteoSat 10  na costa do Nordeste Brasileiro.  No Estado de Alagoas,  o sistema permite o monitoramento de todos os municípios possibilitando acompanhar  a proximidade de eventos meteorológicos com imagens de alta resolução a um quilômetro com a frequência de emissão de imagens a cada 15 minutos.   

O professor Humberto Barbosa destaca que o Lapis já vem processando as imagens relacionadas à previsão de tempo de curto prazo e informa que a estação chuvosa na costa leste do Nordeste Brasileiro vai da segunda semana de abril a final de agosto, no máximo se estende ao início de setembro. “O laboratório também faz monitoramento das áreas de risco e está à disposição  de grupos que tenham interesse em suas ações científicas e sobre os serviços disponíveis”, disse o professor. Mais informações sobre o Lapis no site www.lapismet.com.