Estudantes da Ufal ganham o primeiro lugar no Startup Weekend Arapiraca

O aplicativo Boa Moradia foi criado para ajudar pessoas que se mudam a encontrar o lar ideal

10/04/2014 19h18 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h27
Os estudantes vencedores

Os estudantes vencedores

Lenilda Luna - jornalista 

O Startup Weekend é um tipo de evento que vem se realizando em várias partes do mundo para inspirar novas equipes de empreendedores. Os participantes passam um final de semana em total imersão, criando e desenvolvendo uma nova ideia, que depois é apresentada e avaliada pelos demais, por votação. 

Aqui em Alagoas, os eventos deste modelo já revelaram talentos na área de Tecnologia da Informação, com trabalhos premiados nacional e internacionalmente, como os aplicativos Hand Talk e CrowdMobi, que foram revelados em finais de semana como esses e depois se tornaram referência de sucesso no mercado. 

De 4 a 6 de abril, aconteceu o Startup Weekend Arapiraca, reunindo estudantes e profissionais de várias áreas. Equipes foram formadas para desenvolver as ideias, com prazo de 54 horas para criar o modelo de negócio, a programação, design e validação de mercado. A proposta nesses encontros é que os participantes aprendam, compartilhem projetos, criem uma rede de relacionamento e também se divirtam. 

A equipe campeã do evento é formada por oito estudantes, sendo três do Instituto de Computação da Ufal em Maceió, um de Sergipe, um do Curso de Computação do campus Arapiraca, uma estudante da Fits Maceió e uma estudante da unidade de Santana de Ipanema. Os três estudantes do IC da Ufal em Maceió são: Williams Lourenço de Alcântara, da graduação, Judson Melo Bandeira, mestrando em Modelagem Computacional, e Armando Barbosa Sobrinho, mestrando em Informática. 

Eles venceram o evento com a proposta de um aplicativo para ajudar as pessoas que se mudam a encontrar o lar que mais combina com o perfil e as expectativas delas. "O programa analisa várias informações, como a questão se segurança, proximidade com escolas e outros serviços que o usuário necessita, localização próxima ao trabalho e outros critérios importantes para encontrar o melhor local para morar", explicou Williams. 

O principal interesse do grupo é ajudar o usuário a decidir o que é melhor para ele. "Não estamos criando um programa para vender ou alugar imóveis, não é o serviço de um corretor, mas uma ajuda para pessoas que passam por esse processo de mudança, que é sempre angustiante quando você não conhece a nova cidade e precisa encontrar uma boa moradia", ponderou Judson Melo. 

O aplicativo não está ainda disponível, mas os estudantes apostam no sucesso dele. A equipe está se preparando para a etapa nordeste do Startup Weekend, que será realizado dias 29 e 30 de abril, no Centro de Convenções de Maceió. "Estamos seguindo a inspiração das equipes alagoanas que criaram aplicativos de sucesso. Acreditamos que também podemos chegar lá", ressaltou Armando Barbosa. 

fan page https://www.facebook.com/boamoradia