Colóquio debate a importância da atividade física para pessoas com necessidades especiais

O evento é fruto do intercâmbio científico entre a Ufal e a Faculdade de Ciência do Desporto da Universidade de Coimbra

10/04/2014 14h19 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h27

Lenilda Luna - jornalista 

Praticar atividade física regularmente é importante para a saúde de qualquer pessoa, mas existem grupos que precisam de uma atenção especial e de programas direcionados para suas necessidades e limitações. Esse foi o tema do 1° Colóquio internacional de Atividade Física para pessoas com deficiência, realizado nesta quarta-feira, 9, no auditório da Reitoria. 

Estudantes de Educação Física e cuidadores de pessoas com autismo acompanharam a exposição feita pelo professor José Pedro Leitão Ferreira, da Universidade de Coimbra de Portugal. O professor é orientador da tese de doutorado da professora da Ufal, Chrystiane Vasconcelos Andrade Toscano. "Estamos fortalecendo este intercâmbio que é muito importante, entre a Ufal e a Universidade de Coimbra. Atualmente, quatro professores de Educação Física daqui estão fazendo doutorado em Coimbra", comemorou o professor Jose Pedro. 

A professora Chrystiane Vasconcelos destacou a necessidade de aprofundar as pesquisas relacionadas às atividades voltadas para pessoas com dificuldades de socialização, como os autistas. "Os estudos vão contribuir para o tratamento destes grupos. Vamos examinar cerca de 180 autistas e pretendemos acompanhar pelos menos cem deles", informou a pesquisadora.