Edufal promove lançamento coletivo de livros

A comunidade universitária prestigiou o lançamento de oito livros, sendo dois relançamentos e três coletâneas

21/03/2014 11h30 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h28
Autores do primeiro lançamento da  Edufal em 2014

Autores do primeiro lançamento da Edufal em 2014

Diana Monteiro - jornalista e Pedro Barros - estudante de Jornalismo

O auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), reuniu na manhã desta quarta-feira, 19, autores, representantes da gestão e comunidade acadêmica na solenidade do primeiro lançamento de novos títulos da Editora Universitária (Edufal), em 2014. Ao todo foram lançados oito livros, destes, dois relançamentos e três coletâneas de áreas variadas.

A vice-reitora Rachel Rocha destacou a diversidade das temáticas e sua alegria pelo conjunto de publicações: “Essa diversidade mostra o compromisso da Edufal em contemplar muitas áreas e parceiros, inclusive internacionalizando publicações”, frisa Rachel. Ela foi a responsável pela apresentação da quarta edição do livro “Culturas negras no Novo Mundo”, do alagoano Artur Ramos.

A vice-reitora Rachel Rocha também é tradutora do livro “O Duplo da Vida: Etnologia, Viagem, Escrita”, do antropólogo francês Marc Augé, junto com o professor Bruno César Cavalcanti e a diretora da Edufal Stela Lameiras, obra ainda inédita no Brasil, que contou com a participação do francês e professor da Faculdade de Letras (Fale), Yann Hamonic.

A apresentação do livro foi feita por Stela Lameiras. “A obra extrapola a questão acadêmica e teve título sugerido ao autor pelos tradutores alagoanos”, disse agradecendo a participação da comunidade acadêmica, do conselho Editorial e o apoio que tem recebido da gestão da Ufal para o trabalho que comanda à frente da Edufal.  Já a cruel realidade da violência em nosso Estado foi destacada pela professora Ruth Vasconcelos, que relançou o livro “O Poder e a Cultura da Violência em Alagoas. "A primeira edição foi lançada em 2005 e trata da violência política e policial, e onze anos depois essa cruel realidade, infelizmente, permanece a mesma”, disse Ruth.

Retornar à Ufal com a publicação de uma obra sobre Alagoas foi enfatizada pelo alagoano Araken Alves de Lima, graduado em Economia pela instituição e atualmente integrante do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), sediada no Rio de Janeiro. Ele é autor da obra “Evolução da agroindústria canavieira alagoana no século XX” . “É uma alegria muito grande está nesta casa onde me graduei e a Ufal está de parabéns pelas ações nessa área e pelo investimento que proporciona aos vários autores para publicações de seus trabalhos. Aproveito a oportunidade para agradecer o estímulo recebido do professor Cícero Péricles e faço uma homenagem ao saudoso professor Paulo Décio, pela contribuição dada ao estudo concretizado nessa obra”, frisou Araken.

Coletâneas

A professora Luciana Santana, do setor de Ciência Política, em parceria com a professora Deise Francisco, do Centro de Educação (Cedu), foram as organizadoras da coletânea intitulada “Problematizações Éticas em Pesquisa”. A coletânea surgiu da experiência no Comitê de Ética em Pesquisa da Ufal, coordenado por elas. “É uma obra coletiva e faz uma reflexão sobre ética e pesquisa”, destacam.

Outra coletânea lançada foi organizada pelo professor Amaro Braga, intitulado “Questões de Sexualidade nas Histórias em Quadrinhos”. O material reúne, de maneira inédita no Brasil, trabalhos de treze pesquisadores brasileiros e portugueses sobre o tema polêmico: como as histórias em quadrinhos se relacionam com as identidades sexuais: “O trabalho é inédito nos dois países, e objetiva mostrar o interesse para a temática e também apontar para o uso em sala de aula”, disse.

Autora do livro “Jogos e dinâmicas para estimulação da inteligência”, Nádia Silveira, docente do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), disse que a criança deve ser preparada de forma prazerosa e o livro utiliza jogos para introduzir o conhecimento. Também lançado pela Edufal o livro “José Lages Filho: a sugestão das faces”, de Marcos Vasconcelos, diretor do Arquivo Público de Alagoas. Segundo o autor, o médico José Lages Filho teve influiu em muitas áreas do conhecimento como criminologia, estigma da tatuagem do presidiário, eutanásia, dentre outras. O livro teve primeiro lançamento no dia 13 deste mês é o terceiro título do autor sob o selo da Editora Universitária.