Ufal inaugura prédio sede do Campus do Sertão

Solenidade teve posse de servidores, música e boas novas para a comunidade acadêmica

16/12/2013 18h05 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
O reitor e a equipe do campus inauguram o prédio

Márcia Alencar - jornalista

Com muita expectativa da comunidade acadêmica e a posse de 20 novos professores, a Universidade Federal de Alagoas inaugurou, na sexta-feira (13), a sede do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia. Um prédio amplo, moderno, acolhedor, projetado pelo arquiteto e professor da Ufal, Jorge Marcelo Cruz, que abriga salas amplas, auditório para 200 pessoas, laboratórios e espaço de convivência para a comunidade, formada por cerca de 1.400 pessoas, entre estudantes, professores, técnicos e terceirizados.

A solenidade festiva foi realizada no auditório Graciliano Ramos, batizado com o nome do escritor alagoano após consulta à comunidade acadêmica, com a presença do reitor Eurico Lôbo, pró-reitores, diretores dos campi do Sertão e Arapiraca e por ex-diretores. Estudantes, professores e representantes da comunidade local lotaram o auditório para ouvir as novidades anunciadas pela gestão da Ufal e pela Prefeitura de Delmiro Gouveia.

O reitor Eurico Lôbo destacou o empenho da reitora honorária Ana Dayse Dorea para que chegasse a esse momento. “Mulher sertaneja e dedicada que iniciou o processo e numa ação coletiva de toda a Universidade podemos viver essa hora como protagonistas da revolução do conhecimento”, destacou. A reitora não esteve presente devido a agendas como secretária de Educação de Maceió e conselheira do Conselho Nacional de Educação, cargos que exerce atualmente. O professor Rodrigo Ramalho também foi lembrado pelo reitor. "Temos muito a destacar o trabalho de Rodrigo Ramalho, que coordenou todo o processo de interiorização da Ufal, pela tenacidade, competência e determinação”, ressaltou.

A melhor notícia do dia foi levada pelo representante da Prefeitura de Delmiro Gouveia, José Carlos Guarabira, que anunciou a chegada do transporte público para o campus, situado na entrada da cidade, na Rodovia AL 145, Km 3, nº 3849, Bairro Cidade Universitária. “Já resolvemos a parte jurídica e nas próximas semanas os ônibus começam a circular em toda essa área, saindo do centro da cidade”, informou.

O Campus do Sertão já vive grande dinamismo de sua comunidade, com estudantes engajados em projetos de pesquisa e extensão. Na manhã festiva de inauguração houve apresentação do projeto Recita Sertão, com estudantes de História e Pedagogia, recitando e tocando composições famosas e próprias criadas em disciplinas integradoras. Também encheu de música e alegria a presença da Orquestra de Tambores da Ufal, de Maceió, com estudantes percussionistas.

O reitor Eurico Lôbo prestou homenagens a quem contribuiu para a construção do sonho de ver a Ufal consolidada no Sertão. A primeira diretora acadêmica, Ediméia Nunes Sena, ficou emocionada ao lembrar a trajetória percorrida desde o lançamento da pedra fundamental. “Recebo essa placa com muito orgulho e satisfação do dever cumprido. Agradeço a todos pela confiança e apoio”, disse ela. O ex-diretor-geral Ricardo da Silva também agradeceu a homenagem: “Trilhamos um caminho vitorioso. Sempre tive as melhores intenções”.

O atual diretor-geral do Campus do Sertão, Agnaldo Santos, ressaltou o empenho de toda a gestão para levar conhecimento para os sertanejos. “Estamos sempre em construção e que venham o Restaurante, a Residência e muito mais”, disse o entusiasmado professor.

Posse de professores

No meio das boas novas e alegria, 20 convidados tinham um motivo a mais para comemorar: a posse como professor do Campus do Sertão. Fizeram todo o ritual de juramento, leitura do código de ética e de um por um foram recebendo das mãos do reitor a portaria de nomeação e posse. O servidor Tiago Felipe, diretor em exercício do Departamento de Administração de Pessoal (DAP), acompanhou todo o processo.

Oriundos de várias estados do Brasil e também de Alagoas, os novos professores mostraram empolgação e vontade de começar a trabalhar para ajudar a construir a história da Ufal no Sertão alagoano.

Em Delmiro Gouveia são ofertados seis cursos: Engenharia Civil, Engenharia de produção, Geografia Licenciatura, História Licenciatura, Pedagogia Licenciatura, Letras Licenciatura. Na Unidade de Santana do Ipanema, são ofertados os cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

Presenças ilustres

Entre tantos convidados, estiveram presentes à festa no Sertão, o coordenador da Cied, professor Luis Paulo Mercado; a superintendente da Sinfra, Nélia Calado; os pró-reitores Eduardo Lyra, Amauri Barros e Sílvia Cardeal; o professor Rodrigo Ramalho; o chefe de Gabinete Elias Barbosa; o arquiteto Jorge Marcelo Cruz; a diretora do DRCA, Maria do Carmo Viana Cavalcante; o diretor da Adufal, Márcio Barbosa; a ex-superintendente da Sinfra, Aline Barboza; a professora Leonéa Santiago, representado a Pró-reitoria Estudantil, e o professor Anderson Dantas, representando a Pró-reitoria de Gestão Institucional.

Também presentes representantes municipais, como as secretárias de Educação de Delmiro Gouveia e de Água Branca.