Projeto Pró-carroceiros agrega comunidade lagunar de Maceió em comemoração ao Dia da Criança

As atividades envolveram cerca de 200 alunos do Colégio Estadual Maria Rita de Lyra e teve o apoio do Projeto Biblioencanta

17/10/2013 11h15 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Diana Monteiro – jornalista 

A comunidade do Vergel do Lago e Dique Estrada teve a oportunidade de comemorar este ano a Semana da Criança com ações inovadoras: na abertura dia 8, alunos da Escola Estadual Maria Rita Lyra participaram no bairro de um desfile  puxado por uma carroça com livros,  e no dia 11 foram contemplados com atividades promovidas pelo projeto Biblioencanta, sob a coordenação da professora Adriana Lourenço,  do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas. 

No desfile foi apresentada à comunidadea Bibliocarroça, que consiste em um projeto multidisciplinar de incentivo à leitura de forma lúdica para as crianças e jovens da comunidade da região lagunar aproveitando o contexto de sua realidade: “a carroça”. A carroça foi montada de forma aconchegante e convidativa a uma boa leitura, vislumbrando a implantação do projeto em 2014. 

“A carroça será uma biblioteca itinerante e servirá como um agente de incentivo à leitura. Leitura forma cidadã e cidadão e transforma seu meio ambiente”, diz a coordenadora Adriana Lourenço.  O projeto é uma extensão do Biblioencanta e conta atualmente com um acervo inicial de obras literárias infanto-juvenis para atender à Associação dos Carroceiros e comunidade da região lagunar. 

 A atividade do dia 11 de outubro, coordenada pelo projeto Biblioencanta proporcionou à contação de histórias para crianças da Escola Estadual Maria Rita Lyra, dentre elas, filhos de carroceiros ou crianças que direta ou indiretamente vivem no ambiente onde há o desempenho dessa atividade. 

A Semana da Criança na comunidade do Dique Estrada e Vergel do lago foi promovida pela Associação dos Carroceiros da Região Lagunar, criada a partir do Projeto Pró-Carroceiros, fruto da parceria entre a Ufal, Universidade Solidária (Unisol) e Banco Santander. O projeto  é uma das ações do Projeto Vet Legal, coordenado pelo professor Pierre Barnabé,  do curso de Medicina Veterinária da Unidade de Ensino Viçosa e foi o vencedor do Prêmio Santander Universidades Solidárias 2012. 

“As comemorações envolveram cerca de 200 crianças, teve como objetivo integrar a comunidade do Vergel do lago e Dique Estrada à Associação dos Carroceiros e também fortalecer os projetos de extensão implantados pela Universidade Federal de Alagoas naquela região lagunar”, frisou Pierre Escodro. Entre os projetos estão Alfabetização Digital Bibliocarroça, Cursos de capacitação e formação e Ambulatório de Saúde Animal. Há a participação de alunos e docentes dos cursos de Pedagogia, Serviço Social, Letras,  Direito, Medicina Veterinária, Biblioteconomia e Zootecnia. 

Pierre destaca que atualmente a Associação conta com 16 carroceiros, mas diz que até março de 2015 irá aglutinar cerca de 40 carroceiros. ”Para ser associado o carroceiro tem que se capacitar e, principalmente, cuidar muito bem de seu animal. Porém,  prestamos serviços de saúde, educação e veterinária para mais de 200 carroceiros na região do Dique Estrada  e do Vergel do Lago”, enfatizou o professor. 

Em outra atividade bastante interativa, os carroceiros participaram de palestras da Feira do Empreendedor, no Centro de Convenções. Na oportunidade, obtiveram informações com representantes do Sebrae Alagoas e Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), sobre a formalização do serviço, com inclusão em direitos trabalhistas. 

O propósito da Associação é catalisar essas ações para os carroceiros sejam incluídos como prestadores de serviços autônomos do município, fechando contratos com comércios locais.