Projeto de estudantes será apresentado no Congresso Brasileiro de Educação Médica

O projeto "Cuidar: práticas educativas de prevenção e promoção da saúde" conta com bolsista do Painter

20/09/2013 10h47 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Karoline Rocha (de preto), Leda Almeida e Lourena Dantas

Karoline Rocha (de preto), Leda Almeida e Lourena Dantas

Lenilda Luna - jornalista 

Desde o início de março deste ano, um grupo de 16 estudantes da Universidade Federal de Alagoas está promovendo atividades educativas, culturais, de prevenção à saúde e de atividades físicas envolvendo alunos e professores de sete escolas públicas localizadas nas proximidades do campus de Maceió. O projeto "Cuidar: práticas educativas de prevenção e promoção da saúde" é coordenado pela professora Leda Maria de Almeida, doutora em História, que ensina a disciplina sobre Ética no curso de Medicina. 

Dos dezesseis alunos, dez são voluntários e seis são bolsistas do Programa de Ações Interdisciplinares. O Painter é mantido com recursos da Ufal e integra as pró-reitorias Estudantil (Proest), de Graduação (Prograd), de Extensão (Proex), de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) e de Gestão Institucional (Proginst), com o objetivo de possibilitar a participação de estudantes de baixa renda em projetos acadêmicos, de caráter interdisciplinar, e que tenham algum retorno para a comunidade. 

Entre os bolsitas do Painter no projeto Cuidar, três são de Medicina, dois de Educação Física e um de Pedagogia. "Logo que o projeto foi aprovado, realizamos uma reunião com representantes de todas as escolas do entorno. Sete destas unidades de ensino resolveram participar das atividades propostas, que visam principalmente as práticas educativas e de saúde para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes", explica Anna Karoline Rocha de Souza, estudante de Medicina. 

Os professores das escolas também são atendidos nas atividades. "Temos inclusive momentos de terapia, porque verificamos que muitos dos educadores vivem situações estressantes nas escolas que afetam a saúde física e emocional deles", relata Lourena Gonçalves Dantas, também estudante de medicina e bolsista do Painter. As atividades são realizadas no espaço do memorial do HU. Para isso, a Ufal disponibiliza transporte para trazer alunos e professores semanalmente, além de lanche para as crianças. 

As alunas Anna Karoline e Lourena Gonçalves resolveram submeter as primeiras experiências do projeto Cuidar, em forma de poster, que foi aprovado para ser apresentado no 51º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem), promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), e que será realizado nos dias 19 a 22 de outubro deste ano, em Olinda-Pernambuco. "Acredito que o projeto Cuidar é um dos primeiros apresentados no edital do Painter a apresentar resultados em um congresso nacional desta relevância", destaca a professora Leda Almeida.  

Dinâmica e novas atividades programadas 

As alunas ressaltam que, para ter uma participação mais ativa dos alunos e estudantes, buscam realizar as atividades utilizando recursos audiovisuais, além de contar com o espaço interativo do Memorial do Hospital Universitário. "As práticas atraem pela novidade. Para muitos dos alunos é a primeira visita a um museu e eles ficam curiosos também com as imagens, músicas e as técnicas que usamos para ilustrar os conteúdos", detalha Lourena. 

Outras atividades já estão programadas para o Memorial. No dia 26 de setembro será realizado um curso de Primeiros Socorros, com a participação de um socorrista do Samu, para orientar professores sobre como lidar com situações de emergência envolvendo os alunos. O curso tem 20 vagas que já foram distribuídas para os representantes das sete escolas atendidas pelo projeto Cuidar. 

Um grupo de alunos também realiza atividades culturais dentro do Hospital Universitário. "Temos alguns estudantes com talentos musicais que fazem apresentações no setor de quimioterapia do hospital, uma forma de aliviar a angústia de pacientes com câncer", relata Anna Karoline. E ainda na área cultural, será realizada a exposição de fotos que foram tiradas pelas crianças do setor pediátrico, prevista para outubro.  

Para dar conta de todas essas atividades, os estudantes se desdobram, já que não podem descuidar das aulas e compromissos acadêmicos. "Sabemos como é sobrecarregada a rotina de um estudante de Medicina, por isso valorizamos essa dedicação ao projeto, que é importante para a formação de médicos mais humanizados", destaca a professora Leda Almeida. 

Os estudantes confirmam que é preciso se desdobrar, mas que vale a pena. "Às vezes ocupamos nossos domingos, e durante a semana, mal temos tempo de almoçar. Mas é muito importante para nós essa relação com a comunidade e a possibilidade de ajudar com os nossos conhecimentos, pois, como diz o teólogo Leonardo Boff, não é o conhecimento que importa, mas o uso que fazemos dele", conclui Lourena. 

O que é o Painter 

O Painter é um conjunto de projetos desenvolvido por estudantes, coordenados por um docente e que pode ter, pelo menos, mais dois professores ou técnicos de nível superior colaboradores. O Programa é orientado pelos princípios da interdisciplinaridade, da integração de ações acadêmicas e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Cada proposta aprovada dá direito a seis bolsas para alunos, que devem ser oriundos de diferentes cursos de graduação e, obrigatoriamente, inscritos no cadastro de estudantes em vulnerabilidade econômica da Proest.