Curso de Administração comemora o selo 5 estrelas do Guia do Estudante

O curso do Campus Maceió também tem um bom conceito no Enade, avaliado com nota 4

20/09/2013 10h21 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Luiz Antônio e Adjardo apresentando o selo 5 estrelas

Luiz Antônio e Adjardo apresentando o selo 5 estrelas

Lenilda Luna - Jornalista 

O curso de Administração  do campus Maceió disponibiliza 120 vagas anuais nos turnos diurno e noturno. No próximo Guia do Estudante, que será publicado em outubro, Administração estará certificado como 5 estrelas, o que é considerado uma conquista coletiva. "Este é um processo de qualificação que vem sendo construído desde que os cursos de Economia, Contabilidade e Administração se juntaram em uma mesma unidade, a partir de 2006", explica o diretor da Feac, Luiz Antônio Cabral. 

Para o diretor, a melhoria da qualidade dos cursos é um reconhecimento do esforço conjunto de professores, alunos e técnicos. "Economia passou de 3 para 4 estrelas, Administração é agora o único curso 5 estrelas da Ufal. Em Contabilidade estamos com 3 porque nossos professores estão inseridos no mercado de trabalho e não possuem doutorado, mas é um curso de ótima qualidade", destaca o Luiz Antônio. 

O coordenador do curso de Administração, professor Adjardo Pereira da Silva, que tem mais de vinte anos de docência na Ufal e em faculdades de Administração particulares de Maceió, ressalta que o empenho e envolvimento dos alunos também é um grande trunfo do curso. "Nossos alunos são diferenciados. Eles se envolvem em grupos de pesquisa, empresas juniores, intercâmbios e participam de tudo com muito compromisso", relata com orgulho o professor Adjardo. 

Em relação aos intercâmbios acadêmicos e científicos, o coordenador do curso faz questão de destacar a participação frequente de docentes e alunos. "Em praticamente todas as seleções de intercâmbio nós temos integrantes do curso aprovados. Recentemente, o aluno Antônio Carlos Menezes Henrique foi aprovado para o Top China 2013. Também temos o professor Pablo Viana, que vai para o pós-doutorado na Universidade de Linkoping, Suécia, na área de inovação tecnológica", destaca Adjardo. 

O curso, segundo o coordenador, vai passar por uma nova reformulação do projeto pedagógico e deve ser avaliado novamente pelo MEC, em 2014. "Estamos empenhados em buscar a excelência e contamos com a participação ativa dos nossos alunos e professores para atingir as metas propostas para uma boa avaliação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Quem sabe, na próxima avaliação do Enade, atingiremos a nota 5", projeta Adjardo. 

Uma das questões fundamentais do curso de Administração é aliar a teoria à prática, de acordo com as definições do projeto pedagógico de manter uma dinâmica entre a universidade e o mercado de trabalho. "Desta forma, o mercado se torna um laboratório para a Universidade e a Universidade se torna um laboratório para o Mercado. Percebe-se assim um movimento constante de aprendizagem coletiva e continuada", define o projeto pedagógico do curso de Administração. 

O coordenador garante que essas definições são seguidas a risca. "Procuramos aqui formar jovens empreendedores, que possam contribuir com criatividade em processos de inovação que são necessários para o desenvolvimento do Estado. É por isso que registramos uma ótima absorção dos nossos recém-formados pelo mercado de trabalho. Alguns já saem da universidade com cargos de gerência", conclui Adjardo.