Orquestra realiza concerto de Natal

Dia 20 será na Catedral Metropolitana de Maceió; dia 21, no Teatro Deodoro. Serão executadas canções natalinas populares e eruditas

18/12/2012 15h05 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Orquestra e Coral da Ufal em apresentação no Teatro Deodoro

Renata Menezes e Simoneide Araújo - estudante de Jornalismo e jornalista

Na próxima quinta-feira, 20, a Orquestra e o Coral da Universidade Federal de Alagoas serão os protagonistas da décima edição do tradicional Concerto de Natal, na Catedral Metropolitana de Maceió, às 20h. O repertório inclui canções natalinas que vão do popular ao erudito, como a “Cantiga de Nossa Senhora”, de Hekel Tavares, “Noite Feliz”, de Frans Gruber, e “Então é Natal”, de John Lennon, entre outras.

A apresentação contará com a participação dos cantores Daniel Lima, Erick Robert e Luciano Peixoto, estudantes de música, e da cantora Maria das Vitórias, professora de Canto. No comando vão estar o maestro Nilton de Souza e o regente do Corufal, Gustavo Campos Lima.

Este ano, a apresentação faz parte do projeto Música na Igreja, cadastrado na Pró-reitoria de Extensão (Proex), em funcionamento desde janeiro. Segundo o maestro Nilton Souza, o projeto foi pensado para que fossem criados novos espaços para apresentação musical e para a formação de um novo público.

Na sexta, 21, as apresentações serão no Teatro Deodoro, às 20h, com entrada gratuita. No repertório estão previstas as músicas: Cantiga de Nossa Senhora; Então é Natal; Noite Feliz; Glória e O Natal Existe, entre outros.

Homenagens e reconhecimento

A Orquestra da Ufal existe há 31 anos e sua criação se deve ao idealismo do músico e professor de História, Julião Marques, o primeiro maestro. De 1981 até os dias atuais, a batuta já passou pelas mãos de sete maestros e eles foram homenageados pela universidade, durante a apresentação do projeto Quinta Sinfônica, no último mês de novembro, no Teatro Deodoro.

Julião Marques, Oswaldo Lupi, Almir Medeiros, Nicolas Gosse Vale, Flávia Vieira, José Alípio Martins e Nilton Souza, atual regente da Orquestra, foram as estrelas da noite. O pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra, entregou placas aos três ex-maestros presentes ao concerto, Julião Marques, Nicolas Vale e Almir Medeiros . “Fizemos essa simples homenagem em agradecimento ao trabalho iniciado por Julião e dos demais que receberam a batuta e contribuíram para o crescimento da nossa orquestra”, disse.

Emocionado, Julião Marques agradeceu ao pró-reitor e à universidade pela homenagem. Ele fez uma retrospectiva desde a primeira formação da orquestra e também homenageou os primeiros integrantes que ainda estão no grupo. Disse sentir-se feliz de compartilhar o momento com os “amigos-irmãos”.

Almir Medeiros e Nicolas Vale também agradeceram a homenagem. Almir ficou no comando da orquestra a partir de 1990 e, durante seis anos, implantou alguns projetos, entre eles, a mudança para Orquestra de Música Brasileira da Ufal, dando ênfase às músicas populares do País. Nicolas ficou à frente do grupo em dois períodos distintos, de 1996 a 1998 e de 2001 a 2002. Ele parabenizou os músicos e disse que estavam muito bem.