Ufal oferta bolsas de intercâmbio para países do Mercosul

Oportunidades são para alunos de Odontologia, Letras/Espanhol e Ciências Sociais

22/03/2012 11h50 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34

A Universidade Federal de Alagoas participa do projeto-piloto do Programa de Mobilidade Mercosul (PMM) e oferta bolsas para intercâmbio nos países que compõem o mercado comum do sul. Neste primeiro momento, o edital foi lançado pela Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI), oferecendo três bolsas de estudo no valor de € 1.400,00 (um mil e quatrocentos euros) para início no segundo semestre de 2012.

Os alunos selecionados vão estudar um semestre em universidades de países como Argentina, Uruguai e Paraguai. As inscrições já estão abertas nas coordenações dos cursos e vão até o dia 29 de março. O edital com a regras de seleção pode ser conferido no link http://migre.me/8lcPT e as oportunidades são para as áreas de Odontologia, Ciências Sociais (bacharelado) e Letras/Espanhol (licenciatura). Além da bolsa em euros para o semestre letivo, o PMN custeia passagem de ida e volta para os estudantes classificados.

“Nossa participação no PMM é mais um passo e mais uma conquista da Ufal em seu processo de ampliação da política de mobilidade e intercâmbio internacional. As três bolsas iniciais fazem parte do projeto-piloto, primeira iniciativa conjunta dos países do Mercosul, mas nossa expectativa é podermos ampliar este número nos próximos semestres e inserir nossos alunos também em universidade argentinas, uruguais e paraguaias”, afirma o professor José Niraldo de Farias, asssessor de intercâmbio internacional.

Ufal e PMN

A participação da Ufal no PMM começou em dezembro de 2010, com o treinamento de gestores em oficinas de trabalho na Argentina, Paraguai e Uruguai. Toda a construção do PMM ocorreu coletivamente nestas oficinas, que também estruturaram redes acadêmicas de projetos cooperativos entre universidades do bloco. A Ufal foi classificada para participar de duas dessas redes, preparatórias para o edital do projeto-piloto e para o início deste novo programa de mobilidade estudantil internacional.

O PMM integra cerca de 40 universidade do Mercosul, sendo que 19 são brasileiras e somente três nordestinas. Segundo o reitor Eurico Lobo, “nossa participação neste grupo é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido, de busca contínua por ampliar a participação de nossos alunos em programas de mobilidade internacional. Hoje nossos estudantes já estão em universidades norte-americanas e europeias. Nossa presença no Mercosul é essencial, pois nos inclui neste esforço de integração do cone sul”.

O PMM faz parte do projeto Universitários Mercosul, criado a partir do projeto "Apoio ao Programa de Mobilidade Mercosul em Educação Superior", sendo um projeto do Setor Educacional do Mercosul (SEM), criado a partir de um convênio de financiamento com a União Europeia.