Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2011 / 11 / Ministro da Educação prestigia despedida da reitora da presidência da Ridesa
31/12/1969 00h00 - Atualizado em 13/08/2014 12h07

Ministro da Educação prestigia despedida da reitora da presidência da Ridesa

Fernando Haddad reconheceu os avanços da pesquisa na área de melhoramento da cana-de-açúcar e destacou o trabalho de Ana Dayse

Reitora Ana Dayse, ministro da Educaçao, Fernando Haddad, reitor eleito da Ufal, Eurico Lôbo, e membros da Ridesa

Márcia Rejane – jornalista

O ministro da Educação, Fernando Haddad, participou da solenidade de despedida e da transmissão de cargo da reitora da Universidade Federal e Alagoas, Ana Dayse Dorea, da presidência da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (Ridesa).  A solenidade aconteceu em Brasília, na noite da última terça-feira (29/11).

A reitora Ana Dayse Dorea transmitiu o cargo para o reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira Brasil, e agradeceu o apoio de todos nos quase dois anos que esteve à frente da condução dos trabalhos da Ridesa, que reúne 11 universidades federais no trabalho de pesquisa de novas variedades de cana-de-açúcar. “Destaco a Rede como um grande exemplo de sucesso na parceria público-privado. Temos responsabilidade em produzir e repassar conhecimentos, graças à equipe de pesquisadores de referência internacional”, disse Ana Dayse.

O coordenador-geral da Ridesa, Marcos Sanches Vieira, professor da Universidade Federal de São Carlos, também transmitiu o cargo para Edelclaiton Daros, da Universidade Federal do Paraná. Vieira relatou os projetos desenvolvidos e os novos recursos e parcerias internacionais. Ele destacou o empenho da reitora Ana Dayse na renovação dos convênios com as instituições federais de ensino superior. “Nesse período ganhamos prêmios, lançamos três novas variedades de cana-de-açúcar e chegamos à Austrália, à Flórida e à África”, comemorou.

O ministro disse já conhecer o trabalho da Ridesa, que inspirou a formação de outras redes e contribui com suas pesquisas para elevar o Brasil à potência cientifica, em quantidade e qualidade. Fernando Haddad destacou o perfil agregador da reitora Ana Dayse, falou sobre autonomia universitária e as metas da educação brasileira. “Temos o desafio de pensar o futuro da Ridesa e da pesquisa no Brasil”, completou.

Também estiveram presentes ao evento, o secretário de Educação Superior do MEC, Luís Cláudio Costa, vários reitores, pesquisadores, a atual e a nova diretoria da Ridesa, além do reitor eleito da Ufal, Eurico Lôbo, do pró-reitor de Graduação da Ufal, Anderson Dantas, e do professor Geraldo Veríssimo, coordenador do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar da Ufal e diretor da Ridesa.

Despedida da Andifes

Na manhã desta quarta-feira, 30, a reitora Ana Dayse Dorea também se despediu da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Ela integrou essa entidade desde 2004, quando assumiu a primeira gestão na Ufal, e atuou como vice-presidente, de 2008 a 2010, na gestão do presidente Alan Barbiero.

Emocionada, Ana Dayse falou para os colegas reitores sobre sua atuação na vida acadêmica durante 38 anos, a aposentadoria e as parcerias e amizades conquistadas ao longo desse percurso. “Tive a oportunidade de ver as universidades mudarem e viverem novos momentos. Somos realmente privilegiados. Obrigada pelo companheirismo e amizade”, disse.

Nessa reunião do Conselho Pleno da Andifes, o reitor eleito Eurico Lôbo se apresentou aos dirigentes das demais universidades, destacou o importante trabalho realizado pela Andifes e disse estar pronto para somar esforços e avançar ainda mais. “Obrigado pelas boas vindas e pela acolhida”, disse o reitor eleito, que será empossado na tarde desta quinta-feira, 1º de dezembro, no Ministério da Educação.

A transmissão de cargo acontece na próxima segunda-feira, 5, a partir das 16h, na Reitoria, no Campus Maceió da Universidade Federal de Alagoas.