Parcerias e produção científica reforçam Conceito 4 de Ciência da Computação

Segundo dados do Ministério da Educação, menos de 20% dos cursos de graduação de instituições de ensino do país conseguem obter o Conceito 4. Na Universidade Federal de Alagoas, especificamente no Campus Arapiraca, que vem recebendo visitas de comissões do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais (Inep), numa escala de 1 a 5, receberam inicialmente Conceito 4 os cursos de Educação Física, Biologia e Arquitetura e Urbanismo.

- Atualizado em
Curso de Ciência da Computação do Campus Arapiraca recebeu Conceito 4 pela comissão do Inep | nothing

Diana Monteiro – jornalista

A mais recente avaliação foi feita no curso de Ciência da Computação do Campus Arapiraca que atingiu Avaliação Satisfatória, recebendo também o Conceito 4 pela Comissão do Inep. Para o coordenador do curso, professor Marcelo Oliveira, mesmo diante de todas as dificuldades no que se refere à área de infraestrutura, que é um dos itens avaliados, a dedicação do corpo docente é, sem dúvida, um diferencial no destaque das ações local, regional, nacional e internacional promovidas pelo curso e tiveram importante contribuição para o conceito alcançado.

Marcelo acrescenta que um dos primeiros passos, ainda na implantação do Campus Arapiraca em 2006, foi a reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), adequando-o à realidade regional sem deixar de apresentar aos alunos um conteúdo atualizado e regido pelas diretrizes nacionais do curso. “Também foram aprovados pelo corpo docente mais de R$ 70 mil reais junto às agências de fomento que permitiram ao curso de Ciência de Computação de Arapiraca implantar quatro laboratórios de pesquisa. Isso elevou a produtividade não só dos professores, como também dos alunos, e impulsionou para o conceito atingido”, frisa o coordenador.

Um dos pontos destacados pelo professor Marcelo Oliveira é a aprovação de alunos egressos do curso nos principais programas de Mestrado do país, assim como as publicações internacionais do Grupo de Pesquisa - Goma/CNPq - refletindo assim o esforço de sua comunidade acadêmica para a produção de conhecimento no Campus Arapiraca.

Rumo ao conhecimento

Ampliar o conhecimento e buscar parcerias institucionais e privadas visando à qualidade de ensino são tarefas rotineiras no curso de Ciência de Computação do Campus Arapiraca, inclusive atravessando fronteiras. Vale destacar a parceria que o curso mantém com grupos de pesquisa da University of California (Riverside) e a University of Florida, nos Estados Unidos. No Brasil, a parceria é com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e o Instituto de Ciências Matemáticas e Computação, ambos da Universidade de São Paulo (USP).

“Firmamos também parcerias com o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Departamento de Sistemas de Computação da Universidade Federal de Campina Grande, como também com o Laboratório de Computação Científica e Vizualização (LCCV) da Ufal”, diz Marcelo. O coordenador cita ainda a parceria do curso com o Laboratório de Perícia Digital, Hospital Chama/Arapiraca, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e a Unidade de Emergência do Agreste.

Falando sobre a busca constante para a qualidade de ensino, Marcelo Oliveira diz que uma das evidências é o êxito dos alunos egressos junto aos processos seletivos de programas de pós-graduação e no Programa de Pós-graduação em Computação (Poscomp), que é um exame realizado pela Sociedade Brasileira de Computação. Ele cita como exemplo a aprovação com bolsa do aluno Rodolfo Carneiro Cavalcante no programa de Pós-Graduação de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“Destaco que o curso de Mestrado da UFMG possui nota 7 pela Capes e é um dos mais concorridos e prestigiados programas do país. Rodolfo também foi aprovado no Programa de Mestrado na Universidade Federal de Pernambuco e integrou, em 2009, o Grupo da Ufal selecionado para o intercâmbio internacional dentro do Programa de Bolsas Luso-Brasileiras, do Santander, onde permaneceu durante seis meses estudando na Universidade de Coimbra”, salienta o coordenador.

O desempenho dos alunos Pedro Augusto Ayres e Jonathas José de Magalhães, que no exame de pós-graduação do Poscomp obtiveram notas acima da média, também é lembrado por Marcelo Oliveira. Jonathas obteve nota acima do desvio padrão nacional. Ainda segundo Marcelo Oliveira, também em 2008 o curso de Ciência da Computação do Campus Arapiraca destacou-se nacionalmente. “Os alunos Pedro Augusto e Thiago Lins ganharam o Prêmio de Melhor Trabalho Científico apresentado na I Brazilian School on Bioinformatics, evento realizado pela Sociedade Brasileira de Computação”, diz o professor.

Dentro do Programa de Mobilidade Estudantil Internacional do Programa Fórmula Santander, o aluno Silas Emanoel de Holanda Santos foi um dos selecionados. Ele permanecerá durante um ano estudando no Curso de Ciência da Computação da Universidade de Sevilla, na Espanha. Além do cumprimento de créditos obrigatórios em disciplinas, Silas promoverá a integração entre o curso daquela instituição estrangeira e o Campus Arapiraca.

“O conceito 4 indica que estamos caminhando na direção certa para a melhoria da qualidade de ensino. Temos consciência que o nosso trabalho é contínuo e para garantir a manutenção do conceito alcançado será necessário dar continuidade aos projetos de  ensino, pesquisa e extensão que na avaliação apresentaram resultados muito satisfatórios”, diz Marcelo, reforçando que será dada uma atenção especial aos pontos identificados pelo MEC como os mais frágeis do curso. “Queremos fornecer melhores serviços em educação na área de Tecnologia da Informação para a sociedade alagoana”, conclui o coordenador.