Projeto de Extensão estuda Filarmônicas Luso-Brasileiras


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Prof. Marcos Moreira, coordenador do projeto na Ufal | nothing
Prof. Marcos Moreira, coordenador do projeto na Ufal

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

Para ampliar os estudos científicos de música, as Universidades Federais de Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Pará, Santa Catarina e o Instituto Superior de Educação Piaget, de Portugal, vêm desde 2008 compartilhando, de forma eletrônica, pesquisas sobre a metodologia de ensino coletivo de instrumentos musicais dentro das bandas filarmônicas que existem há mais de um século.

Segundo o professor Marcos Moreira, do curso de Música da Universidade Federal de Alagoas, o objetivo do projeto de pesquisa “Metodologia e Concepção Social do Ensino Coletivo” é também fazer um levantamento das metodologias de ensino de diversos instrumentos como piano, violão e bandas de músicas. “O projeto vem realizando o mapeamento musicológico para identificar as origens e desenvolvimento das bandas filarmônicas que existem nos cinco estados do país e Portugal nas suas respectivas instituições de ensino superior”, frisa o professor.

Marcos Moreira acrescenta que os objetivos do estudo estão fundamentados nas três linhas pesquisadas: “Música, sociedade, gênero e afetividade”; “Ensino coletivo de instrumentos”; e “Musicologia histórica entre bandas portuguesas e brasileiras”. Participam do estudo nove alunos do curso de músicas das instituições envolvidas no projeto, 12 professores e cinco técnicos, liderados por Marcos Moreira, da Ufal, e Alexandre Alberto, do Piaget. As atividades são subdivididas entre o grupo considerando a afinidade de cada um com o tema e instrumento musical.

Essa parceria existente entre as universidades envolvidas resultou no projeto de extensão já registrado na Pró-reitoria de Extensão (Proex), e no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Começamos as pesquisas dialogando por e-mail e logo as ideias se afloraram. Veio o convênio com o Instituto Piaget e as jornadas pedagógicas de música realizadas pela equipe. O projeto dispõe hoje até de Revistas Eletrônicas de Músicas – Musifal. O projeto espera catalogar o maior número de bandas filarmônicas que existem há mais de cem anos para futura publicação de um livro a ser lançado até o final de 2011”, comemora o professor Marcos Moreira.

Revista Eletrônica destaca músicos alagoanos

A Revista Musifal publica anualmente, de forma on-line, artigos com temas relacionados aos estudos científicos dos cursos de Música e destaca em sua capa artistas de Alagoas que contribuíram para o cenário musical. O lançamento de cada edição é realizado a cada Jornada Pedagógica promovida.

De acordo com o coordenador Marcos Moreira, a revista tem como intuito registrar e documentar escritos de várias vertentes da música científica, retratando da Musicologia até a Educação Musical, fundamentada no princípio de uma renovação produtiva da investigação desenvolvida no projeto.

Jornada Pedagógica reúne pesquisadores de música

A IV Jornada Pedagógica para Músicos de Banda será realizada de 5 a 9 de abril, no auditório Guedes de Miranda do Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas. Este ano, contará com a presença do musicólogo, flautista e professor Alexandre Alberto, do Instituto Piaget. Além disso, uma das grandes novidades da Jornada é o primeiro encontro entre os participantes do grupo de pesquisa sobre as filarmônicas.

Mais informações no arquivo anexo.