Pesquisa: cientista de Los Alamos visita pesquisadores de Acústica Física

O pesquisador Farid Mitri, doutor em Engenharia Biómedica pela Université Claude Bernard Lyon 1 (França) e, atualmente, pesquisador associado do Los Alamos National Laboratory - LANL (EUA), chegou ao campus Maceió para passar duas semanas em intercâmbio de experiências com o grupo de Acústica Física do Instituto de Física da Ufal.

18/02/2011 10h48 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h09
Professor Farid Mitri desenvolve pesquisas na área de meta-materiais acústicos

Lenilda Luna - jornalista

O Laboratório de Los Alamos, que ficou mundialmente conhecido por ter desenvolvido a primeira bomba atômica, é um dos mais importantes laboratórios norte-americanos, tanto para pesquisa científica confidencial como para pesquisa aberta. Atualmente, mantém linhas de pesquisa na área de meta-materiais acústicos, com aplicações voltadas para imagens médicas, ensaios não-destrutivos, engenharia de tecidos, entre outros.

A engenharia de tecidos desenvolve tecidos sintéticos que podem substituir uma parte da pele lesionada por queimaduras, por exemplo. Mas a pesquisa também está voltada para aplicações militares. O pesquisador estuda formas de invisibilidade acústica, evitando que navios e submarinos possam ser detectados por sonares. Uma outra utilização das pesquisas em meta-materiais que pode ser muito útil, num futuro breve, para quem mora nas proximidades de aeroportos, é o isolamento acústico de casas ou apartamentos. “Estamos pesquisando meta-materiais absorvedores de som, que possam revestir paredes de residências, para reduzir ou eliminar os ruídos”, explica Mitri.

Pioneirismo no nordeste brasileiro

O professor Farid Mitri veio para Maceió a convite do professor Glauber T. Silva, coordenador do Grupo de Pesquisa de Acústica Física da Ufal, integrado por um estudante de doutorado, três de mestrado e dois alunos de iniciação científica, e foi formado em 2008. As pesquisas na Ufal estão direcionadas para as técnicas de imageamento acústico, que podem ser aplicadas em ultrassografia, por exemplo.

O professor Glauber esteve na Maio Clinic, em Minnesota, de 2001 a 2003. A partir daí, surgiu a colaboração científica com o professor libanês, que está se naturalizando americano. “A parceria científica ainda não é formalizada, mas já escrevemos cinco trabalhos científicos e estamos preparando mais dois”, destaca Glauber.

O Grupo de Pesquisa de Acústica Física é o único no nordeste e atua em parceria com a USP em Ribeirão Preto, a Mayo Clinic (EUA) e o laboratório de Los Alamos (EUA).