Sindaçucar: "Ufal traz avanços para o setor sucroernergético"

28/01/2011 10h35 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Área canavieira de Alagoas

Nos 50 anos de fundação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) - festejado terça-feira passada, dia 25 - o Sindaçúcar-AL destaca a importância da instituição de ensino superior no desenvolvimento do Estado e do setor sucroenergético alagoano. Com uma comunidade universitária composta por 21 mil alunos matriculados, 1.502 técnicos e cerca de 1.300 professores efetivos, a Ufal desenvolve uma importante parceria com o setor sucronergético por intermédio da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (Ridesa).

"Sem a universidade não teríamos chegado onde estamos hoje. Sem a Ufal não podemos pensar no futuro do setor. A parceria com a universidade ajudou a alavancar a produtividade e a competitividade do setor. Agora apostamos nessa parceria para construir o futuro do Etanol. O desafio é produzir cada vez mais com menor custo num modelo de renovação tocado no homem e no meio ambiente. Desenvolvimento sustentável. É isso que a Ufal nos ajudará a conseguir", declarou Pedro Robério Nogueira, presidente do Sindaçúcar-AL, parabenizando a Ufal pelo o cinquentenário e destacando o trabalho desenvolvido pela reitora Ana Dayse Dorea.

Ridesa

A Ridesa nasceu do antigo Programa Nacional de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar (Planalsucar), programa do governo federal que, em 1990, foi assumido por um grupo de universidades federais e entre elas a Ufal.

Nas duas últimas décadas foram desenvolvidas 59 variedades de cana-de-açúcar. Somadas às 19 já produzidas pelo Planalsucar correspondem a 58% da área de cana plantada no País. A Rede conta hoje com 246 profissionais, entre pesquisadores, professores e técnicos.

Germoplasma

Na Rede, destaca-se o Banco de Germoplasma criado na década de 60 e que foi herdado pela Ufal na década de 90. Localizado na Serra do Ouro, município de Murici, o banco armazena os recursos genéticos do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA), que são responsáveis pela pesquisa e sucesso de produtividade e expansão da variedade RB em todo o País.

O fruto mais recente desta parceria foi o lançamento, em 2010, de 13 novas variedades de cana RB. Delas, cinco foram desenvolvidas pela Ufal.