Encontro discute diversidade e educação inclusiva


06/12/2010 13h17 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h30
Políticas Públicas voltadas à acessibilidade foram discutidas no evento

Políticas Públicas voltadas à acessibilidade foram discutidas no evento

William Correia – estudante de Jornalismo

Para debater pontos relacionados à diversidade no âmbito educacional, o Centro de Educação promoveu o IV Encontro Alagoano de Educação Inclusiva. Com o tema “Diálogos e reflexões sobre a diversidade”, o evento trouxe especialistas de diferentes áreas para discutir acessibilidade ligada a deficiências física, visual e psicológica. As atividades aconteceram nos auditórios do antigo Csau, do “Severinão” e em salas do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, no Campus Maceió.

A abertura, no dia 1 de dezembro, aconteceu com a palestra “A educação Inclusiva e a formação de professores”, proferida por Lúcia Martins, pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Neste mesmo dia, o “atendimento educacional especializado nas escolas brasileiras” foi apresentado pela representante da Secretaria de Educação Especial do MEC, Liliane Garcez.

Cento e vinte pessoas, entre alunos e professores de diferentes instituições de ensino, prestigiaram o Encontro. Nos primeiros dias, em meio a diferentes atividades, como mesas redondas e exibição de filmes, elas puderam acompanhar explanações sobre a preparação de novos professores, que já vêm sendo instruídos ao acompanhamento e adaptação a diferentes tipos de deficiência; e aprenderam como funciona o ensino especializado (o que é, como está sendo dado e o que vem sendo feito).

Aberto a interessados de dentro e de fora da universidade, o IV Encontro Alagoano de Educação Inclusiva trouxe à comunidade não apenas o interesse pela discussão de políticas públicas voltadas à temática “acessibilidade”, mas também estimulou a cobrança da sua execução a órgãos responsáveis, por parte dos envolvidos e da população. “É preciso ser reconhecida a necessidade da construção de uma escola aberta a todos, independente de suas deficiências”, defende a organizadora do evento, professora Neiza Fumes.