Projeto Ufal no Cine Sesi promove mostra de cinema francês


20/07/2010 11h20 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h00

A programação traz filmes contemporâneos e panorama Alain Resnais, Berço da Nouvelle Vague, um dos movimentos vanguardistas mais relevantes da história da Sétima Arte, a cinematografia francesa permanece um símbolo do cinema autoral. Veteranos como Jean-Luc Godard, François Truffaut, Jacques Rivette, Claude Chabrol, Alain Resnais e Eric Rohmer semearam a oposição aos padrões estabelecidos pela indústria norte-americana, e influenciaram as gerações seguintes.

Mais uma promoção do projeto Ufal no Cine Sesi, entre os dias 23 e 29 de julho a mostra Cine France 2010 – de Resnais aos Contemporâneos  vai promover um diálogo entre a recente produção francesa, e a obra de um dos mais representativos diretores do pais, Alain Resnais. O cineasta, autor de clássicos como Hiroshima Meu Amor e Ano Passado em Marienbad - ambos na programação – nasceu em Vannes, em 1922. Começou a filmar imediatamente após a Segunda Guerra Mundial, e desde então permanece como um dos realizadores mais ativos de sua geração.

A Mostra Cine France 2010 exibirá obras de várias períodos da carreira de Resnais, incluindo seus filmes mais recentes. Completam a programação do clico os títulos Stavisky (1974), Muriel e o Tempo de um Retorno (1963), Meu Tio da América (1980) e Ervas Daninhas (2008), além de cinco curtas do diretor.

A mostra tem o apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, da Embaixada da França no Brasil e do CulturesFrance. Ação de extensão da Ufal, o Projeto Ufal no Cine Sesi é coordenado pelo professor Clayton Santos, do Curso de Comunicação Social da Ufal, e pelo Cine Sesi, por meio de ação fomentada pela Pró-Reitoria de Extensão da universidade e com apoio da Assessoria de Comunicação da instituição.

Contemporâneos

Durante o período da mostra, a cada dia serão exibidos um filme de Alains Resnais e outro de um cineasta contemporâneo. Entre aos nomes que representam o novo cinema francês estão Julie Lopes-Curval, Jan Koune, Christophe Honoré e Emmanuel Laurent, esse último, diretor de Godard, Truffaut e a Nouvelle Vague, documentário que celebra os 50 anos do movimento francês relembrando a apresentação de Os Incompreendidos, de François Truffaut, no Festival de Cannes em 1959, e a criação de Acossado, de Jean-Luc Godard. Confira a seguir a programação completa da mostra.

Programação

Dia 23/07 – Sexta- feira

18h45 - Meu Tio da América (1980, dir. Alain Resnais, 125’)

SINOPSE:

O próprio Prof. Henri Laborit explica neste filme sua teoria sobre como o ambiente interfere na formação da personalidade dos seres humanos. Mas dessa vez, ao invés de ratos de laboratórios, os objetos de investigação são dois homens e uma mulher, de cidades, origens sociais e familiares diferentes, cujas vidas são acompanhadas desde a infância até a fase adulta.

21h - Godard, Truffaut e a Nouvelle Vague (2009, dir. Emmanuel Laurent, 91')

SINOPSE:

Em tom de celebração dos 50 anos da Nouvelle Vague, o documentário relembra a apresentação de Os Incompreendidos, de François Truffaut, no Festival de Cannes em 1959, e a criação de Acossado, de Jean-Luc Godard, mostrando assim o nascimento do movimento que mudou a forma de se fazer cinema na França e revelou ao mundo dois dos maiores cineastas de todos os tempos, Truffaut e Godard. Retrata também a amizade naquela época entre os dois artistas de personalidades tão opostas.

Dia 24/07 - Sábado

18h15 - Hiroshima Meu Amor (1959, dir. Alain Resnais, 90’)

SINOPSE

Durante sua participação num filme sobre a paz, rodado em Hiroshima, uma atriz francesa tem uma aventura amorosa com um japonês, o que reaviva nela lembranças de uma trágica paixão durante a Ocupação. Entre o passado de guerra e o presente de incertezas, ele e ela tentam tornar imortal este encontro fortuito, através da mistura de tempos, recordações e corpos.

20h - Diário Perdido (2009, dir. Julie Lopes-Curval, 105')

SINOPSE:

Três mulheres, três gerações. Ao visitar os pais na sua cidade natal, na França, Audrey (Marina Hands) descobre o diário de sua avó Louise (Marie-Josée Croze), a única lembrança de uma mulher que abandonou sua família cerca de 50 anos antes. A busca de Audrey por compreensão, revela um segredo familiar guardado em silêncio pelos anos, que vai, em última instância, aclarar a relação que tem com a mãe, Martine (Catherine Deneuve).

Dia 25/07 - Domingo

17h - Ano Passado em Marienbad (1961, dir. Alain Resnais, 94')

SINOPSE:

Filme de Alain Resnais considerado clássico e cult. Na história, três personagens principais: o Narrador; a Mulher, por quem o Narrador é obcecado; e o Estranho, com quem a Mulher foi para o hotel. O Narrador fala repetidamente para a Mulher que eles passaram o ano anterior juntos e implora que ela parta com ele. A Mulher se mantém dizendo que desconhece o que ele está falando, mas seu comportamento demonstra o contrário. Enquanto isso, a presença do Estranho complica a vida da Mulher e do Narrador. O lançamento do filme em Cannes causou furor na imprensa e na crítica mundial.

 

18h45 - Coco Channel & Igor Strasvinsky (2009, dir. Jan Kounen 120')

SINOPSE:

Coco Chanel, devotada a seu trabalho e apaixonada pelo charmoso e bem sucedido Arthur Boy Capel, comparece ao Théâtre des Champs-Élysées, onde Igor Stravinsky mostra pela primeira vez a sinfonia A Sagração da Primavera. Ela se encanta pela música, mas o público vaia uma obra revolucionária e moderna para seu tempo. Sete anos mais tarde, Coco e Igor se reencontram em situações opostas. Ela agora é uma estilista famosa, rica e respeitada, e vive a dor da morte de Boy, enquanto ele vive em exílio na França após a Revolução Russa. A atração entre os dois é imediata. Coco o convida para se hospedar em sua casa de campo para compor; Igor aceita e muda-se com a mulher e filhos. Um intenso romance então se inicia entre os dois artistas na fase mais criativa de suas carreiras.

Dia 27/07 – Terça-feira

18h - Muriel ou O Tempo de Um Retorno (1963, dir. Alain Resnais, 115')

SINOPSE:

 Uma jovem viúva, dona de um antiquário, sonha em rever sua grande paixão adolescente, sem saber que ele se tornou um homem medíocre. Já seu genro tem suas lembranças dominadas pelo espírito de Muriel, uma moça torturada na Argélia.

20h15 - Mais que o Máximo (2009, Gad Elmaleh, 95')

SINOPSE

Aos 40 anos de idade Coco é um exemplo de sucesso. Há 15 anos imigrou para a França sem um centavo e agora graças à invenção de uma água vibrante tornou-se um rico empresário. Mas sua grande recompensa ainda está por vir: o Bar Mitzvah de seu filho Samuel. Por isso ele concentra todas as suas energias na organização do que considera o evento nacional do ano. Coco no entanto fica tão obsessivo em impressionar todo mundo que se aproxima da loucura. Sem perceber ele faz sua mulher, sua mãe e mesmo seu querido filho gradualmente se distanciarem.

Dia 28/07 – Quarta Feira

18h - Stavisky (1974, dir. Alan Resnais, 120')

SINOPSE:

Enquanto Trótski obtém asilo político em território francês, o industrial e escroque Serge Alexandre, na pele de Stavisky, com seu charme e talento irresistíveis, consegue estar sempre cercado de muitos amigos, dentre eles, membros influentes da elite industrial e política francesa do começo dos anos 30. Mas quando seu grande golpe, envolvendo milhões de francos, é exposto, o resultado é um escândalo que quase leva a uma guerra civil.

20h15 - Não Minha Filha, Você Não Irá Dançar (2009, dir. Christophe Honoré, 105')

SINOPSE:

Após a separação de Nigel (Jean-Marc Barr), Lena (Chiara Mastroianni) tenta seguir a vida com seus dois filhos, Anton (Donatien Suner) e Augustine (Lou Pasquerault). Deixa Paris e segue para a Bretanha, interior da França. Ao chegar na casa de sua infância, reencontra os pais, a irmã casada e acompanhada dos filhos, e o irmão irônico Gulven (Julien Honoré). Sua mãe, uma mulher autoritária, convida Nigel, ex-marido de Lena, na tentativa de reconciliar o casal. Lena, que foi para o campo tentar reconstruir sua vida, terá agora que lidar e enfrentar o controle de sua família.

Dia 29/07

Quinta- feira

18h30 - Guerinica (13'); As Estatuas Também Morrem (29') e Noite e Nevoeiro (32')

20h - Ervas Daninhas (2009, dir. Alain Resnais, 104')

SINOPSE:

O filme conta como um fato tão inusitado, de uma carteira perdida e reencontrada, pode abrir uma oportunidade para uma romântica aventura para um casal de desconhecidos. Georges e Marguerite embarcam em uma jornada de amor, que vai afetar a vida de todos ao seu redor de uma maneira surpreendente e com um final marcante.