Campus do Sertão realiza sua primeira calourada

11/01/2010 16h55 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h24
Professora Edméa Santiago, ao lado de políticos da região e do professor Tonholo

Jhonathan Pino - jornalista; e Avanny Oliveira - estágiária de Jornalismo

A primeira calourada do Campus do Sertão foi marcada pela presença de diversos políticos da região. O prefeito de Delmiro Gouveia, Luís Carlos Costa, e sua vice Ziane Costa, além da equipe da Secretaria de Educação de Santana do Ipanema, receberam o professor Josealdo Tonholo, Pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação, e servidores da Ufal para a leitura da lista dos aprovados, que ocorreu no coreto da praça central da cidade.

A professora Edméa Santiago, assessora da Ufal para a implantação do Campus do Sertão, ressaltou a importância da presença da Universidade na cidade: “estamos aqui realizando sonhos. Caminhamos uma boa parte com a construção do campus da Ufal”.

Pablo Vitor, aprovado no curso de Geografia, estava esperando ansiosamente pelo resultado de seu primeiro vestibular com seus colegas da Escola Estadual Francisca Rosa da Costa. Fardados, eles ainda estavam estudando quando souberam que a lista dos aprovados seria anunciada no centro da cidade. “Acho que 100% da minha escola prestou vestibular para o campus do sertão”, disse.

Laércio Lemos Vilar, aprovado no curso de Engenharia Civil aos 65 anos, subiu ao palco e discursou “nunca se julgue velho demais para estudar e aprender”.  Ao lado do aposentado, os pais do policial militar Jair Rodrigues estavam eufóricos com a aprovação do filho no curso de Geografia, que não pôde comemorar o resultado porque estava indo trabalhar em Paulo Afonso.

Além de servidores da Ufal, diversos alunos do curso de Zootecnia saíram de Arapiraca para participar do mela-mela no resultado do primeiro vestibular do Campus do Sertão. Segundo o Pró-reitor Josealdo Tonholo, o Campus do Sertão deverá ter suas obras finalizadas no mês de março; cinco salas deverão está prontas para receber os alunos.

Inicialmente, serão oferecidos oito cursos, sendo seis deles em Delmiro – Engenharia civil, Engenharia de produção, Pedagogia, Letras, Geografia e História –, e os outros dois – Ciências Econômicas e Ciências Contábeis – no Polo de Santana do Ipanema. Engenharia de Produção é o mais novo curso oferecido pela Ufal e será ministrado, exclusivamente, em Delmiro.