Dermeval Saviani discute Educação na IV Bienal

- Atualizado em
Dermeval Saviani profere palestra na IV Bienal

A IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas vai estar aberta ao público a partir das 10h no sábado, 31 de outubro, no Centro de Convenções de Maceió, em Jaraguá. Uma das atrações da estreia é o filósofo Dermeval Saviani, que ministrará a palestra “Livro, Escola e Sociedade: sobre a Centralidade da Cultura Letrada na Educação Escolar” a partir das 19h, no auditório. A abertura oficial será na sexta-feira, 30 de outubro, às 19 horas, com a presença da reitora Ana Dayse Dorea, da diretora da Edufal, Sheila Maluf, da comunidade acadêmica, escritores, autoridades locais e muitos convidados.

Em 2008, o palestrante esteve na Ufal e reuniu mais de 400 pessoas, entre estudantes, professores e pesquisadores da área de Educação do Estado para discutirem o direito à educação:um problema brasileiro, fazendo uma retrospectiva histórica do processo da educação no Brasil desde a vinda da coroa portuguesa. Além de proferir a palestra, o filósofo lançou a obra “A Pedagogia no Brasil – História e Teoria”.

Conhecido também por grande número de trabalhos publicados, o escritor Dermeval Saviani recebeu no ano passado o prêmio Jabuti, de melhor livro na categoria Educação, Psicologia e Psicanálise com “História das ideias pedagógicas no Brasil”. “É um prêmio a mais para a área de Educação. Tenho recebido congratulações reafirmando essa importância” disse o escritor na entrega do prêmio.

Atualmente é professor emérito da Unicamp e coordenador geral do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” que para comemorar o seu vigésimo aniversário, em 2006, desenvolveu o “Projeto 20 anos”, que tem por objetivo fazer um balaço das produções acumuladas no decorrer de todo o período.

A programação completa da IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas pode ser acessada no site www.edufal.com.br/bienal2009 ou no link Bienal aqui no site.