Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2009 / 09 / Edital oferece 358 vagas para Mestrado e Doutorado

Edital oferece 358 vagas para Mestrado e Doutorado

11 de Setembro de 2009

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) e as coordenações dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Federal de Alagoas tornam pública a abertura do processo de inscrição, seleção e matrícula a vários cursos de Mestrado e Doutorado referente ao período de 2010 a 2012 (Mestrado) e 2010 a 2014 (Doutorado).

O número total de vagas ofertadas, que serão preenchidas por ordem de classificação dos candidatos aprovados, é de 358 nos programas de Agronomia, Dinâmicas do Espaço Habitado, Educação Brasileira, Engenharia Química, Modelagem Computacional de Conhecimento, Recursos Hídricos e Saneamento, dentre outros.

As inscrições serão realizadas no Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), localizado no prédio da Reitoria do Campus A. C. Simões.

Poderão inscrever-se, para o nível de Mestrado, candidatos graduados portadores de diploma de nível superiorgraduação de duração plena – emitido por instituições oficiais e reconhecidas pelo MEC; para o nível de Doutorado, poderão se inscrever candidatos portadores de título de Mestre – Mestrado Acadêmico.

Também poderão inscrever-se no presente processo seletivo concluintes do último semestre ou ano de curso de graduação de instituições oficiais e reconhecidas pelo MEC.

A inscrição será feita mediante requerimento através de preenchimento do formulário de inscrição e demais formulários que se encontram disponíveis na página eletrônica de cada curso, que pode ser encontrada aqui no site no link Pós-graduação, assinado pelo candidato ou por seu representante legal, acompanhado dos seguintes documentos:

I. Cópias autenticadas de documentos pessoais: carteira de identidade, CPF, comprovante das obrigações militares para homens, título de eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral para brasileiros; Registro Nacional de Estrangeiros ou passaporte, CPF e visto de permanência para estrangeiros.

II. Cópia autenticada do Diploma ou Certidão de Conclusão de Curso de Graduação ou Mestrado, conforme o nível pretendido, emitida pela Instituição onde o título foi obtido.

III. Cópia autenticada do Histórico Escolar da Graduação, para candidatos ao Mestrado, ou cópia autenticada do Histórico Escolar do Mestrado, no caso de candidatos para Doutorado;

IV. 2 fotos 3x4;

V. Curriculum Vitae em duas vias (Modelo   LATTES-CNPq – www.cnpq.br), dos últimos 5 anos, impresso diretamente da plataforma Lattes, assinado e encadernado, devidamente  documentado  com  cópias  autenticadas  dos  títulos  e  dos  comprovantes  das atividades relacionadas.

VI. Projeto de dissertação (para o Mestrado) ou projeto de tese (para o Doutorado) em três vias, desde que haja exigência do curso.

VII. Para o Curso de Doutorado, o candidato oriundo de cursos de Mestrado de outros Programas de Pós-Graduação, seja da Ufal ou de qualquer outra instituição, deve apresentar um exemplar da dissertação de mestrado. Em caso de dissertação prestes a ser defendida, o candidato deve apresentar um manuscrito do Exame de Qualificação ou pré-Dissertação junto com um documento comprovando cumprimento das exigências necessárias para a obtenção do título de Mestre.

É importante ressaltar que o Curriculum Vitae é item de avaliação no presente processo seletivo, e que os documentos apresentados sob forma de cópia deverão ser autenticados em cartório ou acompanhados dos originais para a devida autenticação, no momento da inscrição, junto ao DRCA.

Mais informações no edital ou através telefone 3214-1067.

Topo