Olimpíada de Matemática premia estudantes de Alagoas

10/08/2009 14h25 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h55

Diana Monteiro – jornalista

A Universidade Federal de Alagoas participa nesta terça-feira, dia 11, da solenidade de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas de Alagoas. A premiação terá como local o auditório da Secretaria Estadual de Educação – Centro, a partir das 9:30 horas e o vice-reitor Eurico Lôbo estará participando do evento,  que tem como coordenador o professor Adelailson Peixoto, do Instituto de Matemática.

A Olimpíada irá contemplar 181 estudantes da rede pública de ensino municipal, estadual e federal. Deste universo, dois alunos receberão medalhas de ouro, cinco de prata, 22 de bronze e os demais serão premiados com menção honrosa. A solenidade contará com a participação de mais de 200 pessoas entre alunos, autoridades locais e nacionais.

Adelailson informa que a premiação é referente à Olimpíada de 2008 que contou com a participação de 80% das escolas públicas, registrando a inscrição de mais de 300 mil alunos de todo o Estado. “No Brasil, mais de 18 milhões de estudantes participaram”, enfatiza Adelailson.

A Olimpíada Brasileira de Matemática acontece desde 2005 e desde o início tem a participação do Instituto de Matemática da Ufal. É promovida pelo Ministério da Educação, Ministério da Ciência e Tecnologia, Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e Sociedade Brasileira de Matemática. Tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino no país promovendo a integração social de alunos da rede pública, integrar também o ensino público com a universidade e descobrir novos talentos, dentre outros

Premiação

As medalhas de ouro irão para o Instituto Federal Tecnológico de Alagoas (Ifet), ex- Cefet, e para uma escola do município de Santana do Ipanema. Os municípios de Coité do Nóia e Limoeiro de Anadia também  receberão o prêmio, por terem se destacado como as duas cidades que obtiveram o melhor desempenho geral da Olimpíada.

Na solenidade, ainda serão premiados oito professores de Matemática e as cinco escolas que mais se destacaram. Além das medalhas, serão concedidas Bolsa de Iniciação Científica Júnior, no valor de 100 reais mensais, até a conclusão do ensino médio.

Adelailson acrescenta que os alunos premiados com medalha de ouro na olimpíada, ao ingressarem em qualquer curso na Universidade, receberão ainda uma Bolsa de Iniciação Científica do CNPq no valor de 300 reais mensais e podem fazer pós-graduação, com bolsa de mestrado no valor de 1.200 reais mensais.