Campus Arapiraca realiza campanha em defesa da Biblioteca

23/06/2009 11h36 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h52
Exposição dos livros mais deteriorados da Biblioteca

Diante da importância da Biblioteca Universitária para o processo de formação profissional, o Campus Arapiraca iniciou, no último dia 15 de junho, uma campanha em prol da preservação e conservação do acervo que a compõe. Além disso, foi proposto um concurso para escolha da melhor frase e logomarca para campanha, com base no capítulo IV, art. 163, do Código Penal que diz que “é crime destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, incluindo Patrimônio Público”.

“O vencedor do concurso ganhará uma camisa da campanha e um livro numa área afim, além de ter sua frase e logotipo veiculados nos adesivos que serão espalhados por todo o Campus”, explica Cléia Brito, técnica-administrativa.

A programação da campanha engloba uma exposição dos livros mais deteriorados da Biblioteca, nesta segunda-feira, 22; e a realização de palestras com os professores Marcos Antônio Gomes e Adriana Lourenço, que falarão sobre “As dimensões do público e do privado” e sobre a “Preservação e conservação do acervo bibliográfico”, respectivamente, nesta terça-feira, 23.

A biblioteca tem a função de dar apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, tendo como responsabilidade disponibilizar bibliografias, ou seja, informações, que atendam às demandas dos usuários.

Implantação

Implantada há pouco mais de dois anos com um acervo novo e atualizado, verifica-se a existência de vários exemplares danificados que sofreram um processo acelerado de deterioração, cerca de 170 exemplares que equivale a aproximadamente 2,6% do total do acervo existente na biblioteca. Desses, dez exemplares já foram retirados das estantes devido ao mau uso na reprodução (xerox).

Dentre os danos principais que podem ser observados estão: capas soltas, lombadas soltas e descosturadas, folhas soltas, riscadas e com orelhas, marcas de sujeiras na capa e no corpo do livro, etc. Esses danos na maioria das vezes, como já citamos, resultam da falta de zelo dos usuários com os exemplares.

Os livros mais danificados são os mais volumosos e que são destinados exclusivamente para reproduções, que com o uso freqüente e a falta de cuidado sofrem desgastes acelerados.

Portanto, é fundamental que cada usuário se conscientize da importância de sua contribuição para a manutenção da integridade e perenidade do acervo, pois este uma vez danificado traz sérios prejuízos, tanto para instituição como para a Comunidade Universitária, pois mesmo que ele seja restaurado não voltará à originalidade.