Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2008 / 10 / Exposição mostra trabalhos artísticos de crianças entre dois a dez anos
31/12/1969 00h00 - Atualizado em 13/08/2014 12h31

Exposição mostra trabalhos artísticos de crianças entre dois a dez anos

“Fazendo arte brincando”

No Museu Théo Brandão, criança pode e deve “fazer arte”. Até sexta-feira, 31 de outubro, a exposição “Fazendo arte brincando” está aberta ao público gratuitamente. A exposição é o resultado de trabalhos artísticos de crianças com idade entre dois a dez anos das turmas do ensino infantil e fundamental do Centro de Desenvolvimento Jean Piaget. A exposição está aberta ao público, mas a abertura oficial será nesta terça-feira, 21 de outubro, com apresentação do folguedo coco de roda, às 10h e às 16h.

As criações dos pequenos refletem um singelo universo de criança: a liberdade e a simplicidade dos tempos pré-virtuais. A liberdade das pipas, dos cata-ventos, dos balões. Sonhos em forma de castelos e foguetes. Flores, monstros, animais e bonecas. O imaginário infantil em cores, formas e alusões à cultura popular, retratados através de técnicas igualmente simples.

A exposição tem três salas que tratam de temas específicos. A sala “Folclore” tem telas individuais que retratam o universo da cultura popular como Bumba-meu-boi e Guerreiro, através do uso de muitas cores, espelhos, sinhaninhas, fitas e lantejoulas. Já a sala “Caras e Cores” mostra telas de painéis verticais, nas quais foram utilizados papel reciclado, tiras coloridas e a técnica de “sopro”.

E por fim, a sala “Brinquedos e Brincadeiras” mostra painéis usando dobraduras e materiais como botão, contas, espirais, lã e palito. Os painéis têm temas como pipas, flores, barcos, cata-vento e bonecas. No teto e em apoios no chão, foram utilizados diferentes brinquedos de sucata confeccionados pelas crianças. São balões, foguetes, trens e aranhas feitos de material reciclado pintado, como tampas e garrafas pet.

De acordo com a diretora do Jean Piaget, Maria do Socorro Cavalcante, a idéia é que através da exposição no Museu, as crianças desenvolvam o interesse pela arte em geral, possibilitando um olhar artístico sobre o mundo. “O projeto tem como objetivo desenvolver a criatividade e a imaginação das crianças, resgatar brinquedos e brincadeiras através da arte, usar a criatividade através da confecção de telas e de outras técnicas”, explica a diretora.

 

Mais informações pelo telefone 3235 – 3786 – Jean Piaget

MTB: 3221-2977 e 3221-2651.