Vigilância e Promoção em Saúde

Conceitos e tópicos básicos sobre os serviços da área.

O SIASS tem como foco a prevenção e promoção em saúde, através de programas, treinamentos, informativos e outras ações.

A equipe multiprofissional no Campus Maceió é composta por profissionais de Serviço Social, Enfermagem, Segurança do Trabalho, Fisioterapia, Medicina do Trabalho, Psicologia. No Campus Arapiraca, Enfermagem e Psicologia.

A equipe multiprofissional da Unidade SIASS não realiza atendimento ambulatorial ou assistencial, mas realiza avaliações relacionadas ao exercício laboral na Instituição. Caso o servidor precise de atendimento assistencial, deve procurar pontos de atendimento a que tenha acesso na cidade, na rede particular ou pelo Sistema Único de Saúde.

Os profissionais encontram-se disponíveis para tratar com os trabalhadores da UFAL sobre propostas de ações de vigilância e promoção em saúde ou dúvidas gerais. A seguir, estão algumas instruções preliminares sobre os serviços dessa área prestados na Unidade.

- Acidente em serviço é o dano físico ou mental sofrido pelo servidor que se relacione indireta ou diretamente com as atribuições do cargo exercido, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Incluindo-se também o acidente no percurso da residência para o trabalho e vice-versa; além dos danos decorrentes de agressão sofrida e não provocada pelo servidor no exercício do cargo.

Além de requisito legal, a informação e registro dos acidentes de trabalho é importante para a melhoria das condições e organização do trabalho, prevenção de acidentes, agravos à saúde e doenças, bem como para organização de capacitações específicas aos servidores.

- Avaliações ocupacionais e ambientais se destinam a diversos fins, como redistribuição, readaptação, concessão de adicionais, parecer pericial. São realizadas com o servidor e, quando cabível, com inspeção no local de trabalho.

- A avaliação ocupacional periódica é um direito do trabalhador, tendo caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce, possibilitando traçar o perfil  epidemiológico dos servidores.

- Adicionais ocupacionais são concedidos após inspeção técnica no local de trabalho, onde serão analisadas as atividades exercidas e tempo de exposição com base na legislação pertinente.

- As ações de promoção em saúde podem ser de diversos tipos e têm como finalidade ampliar a conscientização, a responsabilidade e a autonomia dos servidores de acordo com uma cultura de valorização da saúde no trabalho.