Proex capacita servidores sobre curricularização da extensão

Ação visa orientar sobre a implementação das atividades curriculares de extensão nos cursos de graduação da Ufal

02/05/2018 10h05
Curso de capacitação realizado em Maceió

Curso de capacitação realizado em Maceió

Giselle Nascimento – jornalista colaboradora 

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) promoveu, nos meses de março e abril, curso de formação para docentes, técnicos em assuntos educacionais e pedagogos sobre a curricularização da extensão na Universidade Federal de Alagoas. A iniciativa teve a parceria do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford) e da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). 

O curso, coordenado pelo servidor Alex Oliveira teve carga horária de 16 horas, sendo oito presenciais e as outras oito horas online por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/Ufal). Ao todo, foram disponibilizadas 184 vagas para atender aos três campi da Universidade, nas cidades de Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Arapiraca e Maceió. A capacitação contou com as orientações da pró-reitora de Extensão, Joelma Albuquerque, da coordenadora de Programas e Projetos de Extensão, Betânia Brito e da pedagoga, Sandra Xavier. 

O objetivo do curso de formação foi proporcionar momentos de discussão, construção de saberes e mecanismos necessários para os processos de implantação da curricularização da Extensão nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de graduação nas unidades acadêmicas da Ufal, conforme a Resolução nº 04/2018 do Consuni. “Esse processo fez com que muitos projetos pedagógicos precisassem ser reformulados para se adequarem às normas vigentes e havia muitas demandas de questionamentos sobre essa implementação. Por isso, a importância de se buscar a participação e ofertar este curso de formação”, ressaltou Sandra Xavier. 

Segundo o coordenador do curso, Alex Oliveira, os servidores atenderam ao chamado da Proex,  houve inscrições de servidores de várias unidades acadêmicas e campi da Ufal. “O curso foi bem recepcionado. Praticamente houve docentes e técnicos inscritos de cada unidade acadêmica da Ufal e a frequência dos cursistas tem sido satisfatória. Mais de 80% dos inscritos participaram dos encontros presenciais e também a maioria tem acessado ao AVA para cumprir suas atividades em EaD”, afirmou. 

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Joelma Albuquerque, a curricularização aproximará ainda mais a Universidade da população.  “A curricularização da extensão é uma conquista da universidade brasileira, pois trata-se do reconhecimento efetivo do potencial educativo desta dimensão, assim como significa a aproximação ainda maior da Universidade e os demais setores da sociedade, trazendo para o currículo demandas sociais concretas como parte constitutiva da formação profissional”, destacou. 

A extensão é um dos pilares fundamentais da Universidade que concretiza de modo imediato a função social da instituição. “Durante o curso, refletiu-se sobre os mecanismos legais e conceituais disponíveis a partir dos documentos básicos publicados pelo Fórum de Pró-reitores de Extensão (Forproex). A Proex encaminhou, durante a formação, uma proposta de curricularização/creditação da extensão que fortaleça uma política universitária capaz de articular e consolidar a relação entre ensino, pesquisa e extensão, e assim, viabilizar o trabalho educativo, cultural e científico com outros setores da sociedade”, reforçou a coordenadora de Programas e Projetos de Extensão, Betânia Brito.