Servidores do Campus Arapiraca participam de Semana de Compras e Licitações

Iniciativa contou com palestras e treinamentos para auxiliar o trabalho de aquisição e pesquisas de preço

01/03/2018 14h17 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Evento em Arapiraca aconteceu de 20 a 22 de fevereiro

Ascom Ufal

O Campus Arapiraca sediou a 1º Semana de Compras e Licitações com a participação de coordenadores de cursos e de unidades educacionais, além de agentes de compras e outros envolvidos no processo de aquisição.

A palestra de abertura do evento ocorrido entre os dias 20 e 22 de fevereiro foi ministrada pelo diretor do Departamento de Compras do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Heverton de Lima Andrade, com o tema Planejamento de aquisições no âmbito do Ifal.

No mesmo dia, os organizadores do evento, Rodolfo de Oliveira Ferreira, coordenador de Planejamento e Avaliação, e José Edson Ferreira Lima, chefe do Setor de Compras e Licitações, expuseram aos presentes a estratégia de planejamento de aquisições do campus diante de sua indefinição orçamentária e o quadro geral de resultados das licitações realizadas pelo setor. Durante a programação foram realizados palestras e treinamentos com foco na descrição de itens, elaboração de justificativas de aquisição e pesquisa de preços.

Os diretores do campus Eliane Cavalcanti e Arnaldo Tenório parabenizaram o Setor de Compras e Licitações pelo trabalho e pela organização do evento, ressaltando a necessidade de ações de descentralização como forma de melhorar a gestão da Universidade e a qualidade dos seus serviços. A coordenadora de Administração e Serviços da Proginst, Renata Gomes, ressaltou o pioneirismo do evento na Ufal.

Iniciativa pioneira

A 1ª Semana de Compras e Licitações do Campus Arapiraca foi o primeiro evento do gênero realizado na Ufal e trouxe resultados extremamente produtivos, tanto na proposição de novos caminhos para o trabalho de compras quanto na compreensão do funcionamento dos processos aquisitivos.

De acordo com os organizadores, a iniciativa também permitiu o aperfeiçoamento do trabalho de levantamento de demandas, o qual é decisivo para o sucesso das licitações. O evento foi organizado pelo Setor de Compras e Licitações do Campus Arapiraca, ligado à Coordenadoria de Planejamento e Avaliação.