Proex promove formação sobre curricularização da extensão

Capacitação para servidores será divida em turmas nos diferentes campi

16/03/2018 09h42 - Atualizado em 03/04/2018 às 13h47
Arte de divulgação

Arte de divulgação

Giselle Nascimento – jornalista colaboradora 

A Pró-reitoria de Extensão convida os docentes, os técnicos em assuntos educacionais e pedagogos da Universidade Federal de Alagoas para participarem das turmas de formação sobre a curricularização da extensão ofertadas entre os dias 21 de março a 13 de abril, nos diversos campi da Ufal. 

O objetivo da formação é desenvolver ações em direção à implementação deste novo componente curricular que são as Atividades Curriculares de Extensão (ACE), integrando-o aos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). “É fundamental que aprofundemos o debate já iniciado em 2016, agora, com maior objetividade, pautando os elementos conceituais da resolução e os desdobramentos práticos para que a curricularização se materialize”, ressalta a pró-reitora de Extensão, Joelma Albuquerque, formadora do curso. 

A atividade pretende promover uma interação entre teoria, legalidade e prática, materializada em três momentos: no primeiro, o curso focará na exposição teórica e legal acerca da curricularização da extensão na universidade pública brasileira; em seguida será feita a exposição esquematizada da Resolução 04/2018/Consuni/Ufal; e, por fim, a proposta será a construção de textos (minutas) de alteração de PPC de curso de graduação que tenham como objeto a inserção de ACEs na matriz curricular de diversas graduações. 

A ação terá carga de 16 horas, sendo metade presencial e as outras oito horas online. As turmas e as vagas serão divididas por localidade: no dia 21 de março, 15 vagas em Delmiro Gouveia, das 8h às 12h e das 14h às 18h; no dia 22 de março, 15 vagas em Santana do Ipanema, no mesmo horário; nos dias 5 e 6 de abril vai ser a vez de Maceió, com 45 vagas pela manhã, a partir das 8h e 45 vagas no período da tarde, das 14h às 18h. Já nos dias 12 e 13 de abril, em Arapiraca, haverá 25 vagas pela manhã, e 25 à tarde. Os cursos serão ministrados pelas professoras Joelma Albuquerque, Betânia Brito e pela pedagoga Sandra Xavier. 

Em caso de dúvida, entrar em contato pelo e-mail alex.oliveira@proex.ufal.br ou pelo telefone 3214-1077.               

Clique aqui para fazer sua inscrição 

Confira o cronograma dos cursos