Servidores da Ufal marcam presença no Congresso Nacional de Educação

Professores e técnicos participaram do Educere em Curitiba

05/09/2017 16h03 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06

Ascom Ufal

Na última semana de agosto, a cidade de Curitiba no Paraná, foi a sede do Congresso Nacional de Educação – Educere; evento realizado a cada dois anos, com o objetivo de promover reflexões sobre formação, prática e pesquisa educacionais em um contexto globalizado, diversificado e de forte demanda social. Professores e técnicos da Ufal marcaram presença no evento, tido como um dos maiores congressos em Educação do país.

Dentre os participantes da Ufal no evento, estavam as servidoras da Pró-reitoria de Graduação Clarissa Tenório Bernardes (TAE) e Vera Lúcia Santos (Pedagoga). As duas lidam com as temáticas da formação continuada de docentes do magistério superior e flexibilização curricular com a utilização de estratégias didáticas inovadoras, que são de grande interesse da comunidade universitária.

Além delas, teve destaque a participação das professoras do Centro de Educação: Lenira Haddad, com a palestra: “A formação do profissional da educação infantil em dois contextos contrastantes: Brasil e Dinamarca”, a professora Neiza Fumes, que participou da mesa-redonda “Dimensões da docência universitária no processo de inclusão de estudantes com deficiência na educação superior” e da professora Leonéa Vitória Santiago, que participou das mesas “Representações dos jogos estudantis para gestores de escolas públicas e privadas de maceió” e “Representações sociais da atividade física para jovens e adultos: compreensões através do sentido e norma, utilidade e gosto”. Estas duas comunicações, aceitas para apresentação e publicação nos Anais do Evento, são frutos das pesquisas do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Esportes (Gepexe), coordenado por Leonéa.

Destaque ainda para a apresentação com publicação nos Anais, da comunicação sobre “Docência para a educação básica e as novas diretrizes curriculares nacionais: uma análise político-pedagógica”, com os professores Amauri da Silva Barros (Instituto de Matemática), Clarissa Tenório R. Bernardes e Vera Lúcia Santos (Prograd). Neste trabalho os autores fazem uma análise crítica da Resolução 02/2015 do CNE/CP e da Legislação vigente, bem como sua aplicabilidade, ainda de forma embrionária, num curso de Licenciatura da Ufal.

Sobre o evento:

O XIII Educere, ocorreu em parceria com o IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – Sirsse e o VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente, promovendo discussões em torno do tema “Formação de professores: contextos, sentidos e práticas”.

O congresso é voltado à participação de professores da educação superior e da educação básica, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais. A 13ª edição foi realizada de 28 a 31 de agosto de 2017 na cidade de Curitiba, e contou com mais de 4.000 (quatro mil) inscritos.