Professor Hilário Alencar recebe homenagem do Fortec pelos serviços prestados ao Profnit

Docente da Ufal contribuiu para o planejamento e estruturação do programa

01/09/2017 09h27 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Professor da Ufal, Hilário Alencar, recebeu homenagem pelos serviços prestados ao Profnit

Ascom Ufal

O professor e pesquisador do Instituto de Matemática (IM) da Ufal, Hilário Alencar, foi homenageado pela Comunidade Brasileira de PI & TI, representada pela Associação Fórum de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), durante o 1º Congresso Internacional do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação – Profnit (ProspeCT&I), realizado no mês de agosto, em Salvador.

O docente da Universidade recebeu uma comenda pelos relevantes serviços prestados para o planejamento e estruturação do Profnit. “O professor Hilário passou toda a experiência dele com o Profmat [Mestrado Profissional em Matemática]. Foi uma contribuição enorme, inestimável. Ele atuou como consultor desde o desenvolvimento do projeto do Profnit. Arrisco a dizer que, sem o professor Hilário, o curso não existiria como está hoje”, afirma o pró-reitor Nacional do Fortec/Profnit e coordenador – geral do Profnit/Ufal, Josealdo Tonholo, que representou o homenageado na ocasião.

Além de Alencar, foram homenageados os professores Robert Verhime (ex-pró-reitor da Universidade Federal da Bahia – UFBA), Lívio Amaral (ex-diretor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes) e Eliane Britto (coordenadora da área de Administração da Capes). Todos são pesquisadores de renome nacional e foram reconhecidos pelos serviços prestados ao Profnit.

Currículo

Hilário Alencar é professor titular da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com experiência na área de Matemática, ênfase em Geometria Diferencial e interesse por mestrados profissionais relacionados com a Educação Básica.

O pesquisador é bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), coordenador do Centro de Pesquisa em Matemática Computacional (CPMAT/Ufal), membro do Conselho Técnico Científico da Educação Básica (CTC/EB/CAPES), membro do Conselho Técnico Científico do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), membro do Mathematical Council of the Americas, coordenador Acadêmico Nacional do Profmat, editor-executivo da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e diretor da Academia Brasileira de Matemática.

Já foi pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Ufal, presidente e vice-presidente da SBM, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade, além de coordenar vários projetos locais e nacionais. Ele também idealizou, e lidera com Marcelo Viana, o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat).

Sobre o Profnit

De acordo com informações disponíveis no site do Profnit, a iniciativa é um Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Na modalidade stricto sensu, é dedicado ao aprimoramento da formação profissional para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e nos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmico, empresarial, governamental e organizações sociais.

Com conceito 4 pela Capes, a sede nacional do programa é localizada no Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas. Ao todo, o Profnit reúne 12 universidades públicas, 140 professores e 300 estudantes em todo território nacional.

Na Ufal, são 15 professores, 37 estudantes regulares e seis unidades acadêmicas envolvidas (IQB, Instituto de Computação – IC, Centro de Tecnologia – Ctec, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – Feac, Escola de Enfermagem e Farmácia – Esenfar e Campus Arapiraca).

De acordo com o pró-reitor Nacional do Fortec/Profnit e coordenador - geral do Profnit/Ufal, Josealdo Tonholo, em meados de setembro, será lançado o novo edital com vagas para o programa.