Professor participa dos Fóruns de Licenciatura e Bacharelados da UFS

Luis Paulo Mercado foi convidado pela Universidade Federal de Sergipe para mesa sobre Educação a Distância

18/09/2017 08h19 - Atualizado em 19/09/2017 às 15h17
Professor Mercado também falou sobre o período em que esteve a frente da Cied - Fotos: Arquivo Pessoal

Ascom Ufal

O professor do Centro de Educação da Ufal Luís Paulo Mercado, participou como convidado da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Campus São Cristóvão, do I Fórum Permanente dos Bacharelados (Forbac) e do 3º Fórum Permanente das Licenciaturas (Forlid), realizado nos dias 12 e 13 de setembro, promovido pelo Departamento de Licenciaturas e Bacharelados da Pró-Reitoria de Graduação da UFS, envolvendo docentes e gestores dos cursos de bacharelados e licenciaturas.

Para o professor Mercado, a participação na mesa-redonda e nos debates no grupo de trabalho foram muito ricas permitindo trabalhar questões que estão nas pautas prioritárias das instituições por criarem cenários que envolvem ofertas conjuntas de disciplinas na modalidade a distância, além da exigirem a criação de espaços de produção de material didático e estrutura de tutoria para oferta dos componentes curriculares.

No dia 12, o professor participou da mesa-redonda "Educação a Distância e Democratização da Educação Superior" junto com os professores da UFS, António Ponciano Bezerra, José Mário Aleluia Oliveira e Maria Neide Sobral. Abordando o tema da educação a distância (EAD), com seus desafios, dificuldades e a institucionalização e gestão da EAD nas instituições de ensino superior públicas apresentando a experiência de gestão na Ufal quanto foi coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied).

Já no dia 13 de setembro, ele coordenou o Grupo de Trabalho do Fórum das Licenciaturas que discutiu o tema "Oferta dos 20% da Carga Horária em EAD nos Cursos Presenciais" no qual foram abordados e discutidas as possibilidades trazidas pela Portaria n. 1.134/2016 que revogou a Portaria n. 4.059/2004, que permite a oferta de disciplinas dos cursos de graduação presenciais com até 20% da carga horária na modalidade a distância, envolvendo métodos e práticas de ensino-aprendizagem que incorporem o uso integrado de tecnologias da informação e comunicação (TIC) para a realização dos objetivos pedagógicos e prever encontros presenciais e atividades de tutoria.

O Forlic e Forbac são espaços de discussão que visam identificar e buscar resolutividade para os principais entraves à melhoria na qualidade do ensino. os temas trabalhados neste evento foram: Educação a Distância e Democratização da Educação Superior e Estagio Supervisionado Obrigatório e não obrigatório: desafios e possibilidades, com a finalidade de promover amplo debate que resulte em ações d caráter resolutivo no âmbito do estágio supervisionado obrigatório e no ensino a distância desenvolvidos na UFS.