Capes divulga edital para financiamento de eventos em 2018

Chamada pública deve financiar eventos que aconteçam entre fevereiro e julho do próximo ano

08/09/2017 15h19 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES divulgou edital para financiamento de eventos entre fevereiro e julho de 2018. A Chamada Pública de propostas de eventos científicos no âmbito do Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP tem o objetivo de selecionar propostas para apoio financeiro à realização de eventos científicos, tecnológicos e culturais de curta duração no país, com envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação. Podem participar do edital eventos que fortalecem a cooperação destinados à pós-graduação e parceiros internacionais.

Para apresentar solicitação de apoio financeiro ao evento, os eventos devem ser presididos ou ter na comissão organizadora um membro doutor, ter relevância para o Sistema Nacional de Pós-Graduação e para a área do conhecimento; e ser realizado no Brasil. Além disso, a existência de alguma inadimplência do proponente com a Administração Pública Federal, direta ou indireta, constituirá fator impeditivo para a realização do repasse do recurso financeiro. O valor total do recurso a ser distribuído para os eventos aprovados na chamada pública será de R$ 15.000.000,00, respeitada a disponibilidade orçamentária e financeira da Capes.

A submissão de propostas deve ser feita diretamente na página da Capes até às 17h do dia 11 de setembro de 2017. Além do termo de concordância do dirigente máximo da Instituição Executora, a proposta deve ser enviada junto com uma programação do evento detalhada, contendo data, horário, palestrantes, natureza e título de cada atividade a ser desenvolvida; e da proposta orçamentária detalhada por item de despesa, com as devidas justificativas para o recurso solicitado à Capes.

O resultado do edital, a ser divulgado no dia 8 de dezembro, e demais informações podem ser conferidos no link.