Professora de Biblioteconomia lança terceira obra

Livro enfoca o acesso livre à informação científica

10/08/2017 10h10 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Arte de divulgação

Diana Monteiro - jornalista

A professora Virgínia Alves, do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas, lança nesta sexta-feira (11), o livro Informação científica em Biblioteconomia - o livre acesso nas universidades federais. O lançamento será às 16h, no Hotel Maceió Atlantics, no bairro da Jatiúca, e a obra é resultado de sua tese de doutorado realizado na Universidade de Aveiro, em Portugal,  na área de Informação e Comunicação em Plataformas Digitais.

Na tese, denominada de A informação do acesso do Movimento Livre das Universidades Federais Brasileiras, Virgínia defende que "a informação na internet deve ser publicada livremente, ou seja, sem custos para o conhecimento dos interessados".

A obra, publicada pela Editora paranaense Appris, é destinada a estudantes, bibliotecários, profissionais de informação, professores e pesquisadores que estudam e/ou trabalham no âmbito da informação científica. No livro é possível verificar duas estratégias, como a do arquivamento e a do acesso aberto à periódicos eletrônicos.

Virgínia Alves é autora dos livros Catálogo de Obras Raras e Catálogo de Trabalhos de Conclusão do Curso de Biblioteconomia, sendo este a primeira publicação realizada no curso de Biblioteconomia da Ufal.