Sefaz lança prêmio na área de finanças públicas

Alunos de graduação, mestres e doutores podem se inscrever; premiações chegam a R$ 100 mil

10/07/2017 16h00 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Arte de Divulgação

Arte de Divulgação

Ascom Ufal e Ascom Sefaz 

Procedimentos e práticas contábeis, sustentabilidade fiscal e orçamento estadual. Esses são alguns dos eixos temáticos para as inscrições do Prêmio de Finanças Públicas Graciliano Ramos, da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL), em parceria com a Escola Fazendária (Efaz) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Podem se inscrever, até o dia 29 de setembro, alunos de graduação, mestres e doutores. O Prêmio busca incentivar a atuação dos agentes públicos e privados, por meio de trabalhos de qualidade técnica, que contribua com a administração pública e financeira de Alagoas, além de estimular a ampliação de pesquisas acadêmicas na área de Finanças Públicas. 

São mais de R$ 100 mil em premiações nas categorias Artigos Técnicos Especializados, Artigos Técnicos e Trabalhos de Conclusão de Curso. Nesta última, o candidato pode inscrever Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) aprovados a partir de dezembro de 2015 e artigos técnicos especializados ou não, desde que não publicados em periódicos acadêmicos ou imprensa. Os dois primeiros trabalhos vencedores serão publicados e certificados pela participação na primeira edição do prêmio.  

Para se inscrever, o candidato deve enviar documentos comprobatórios através de carta registrada ou encomenda expressa tipo Sedex  - ficha e comprovante de inscrição, cópia do documento de identidade, currículo atualizado, declaração em papel timbrado da Instituição de Ensino Superior (IES), no caso de trabalhos da categoria TCC, trabalho impresso, entre outros -, para Fapeal até o dia 29 de setembro. O resultado da premiação será publicado no Diário Oficial do Estado e estará disponível nos sites da Sefaz e do prêmio a partir do dia 27 de novembro. Para mais informações sobre o prêmio, acesse o edital.

 

O homenageado 

A homenagem ao escritor, um dos ícones mais importantes da literatura brasileira, se deve por ser um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da transparência na prestação de contas públicas do Brasil, o denominado Accountability. Nascido em 1892, no Estado de Alagoas, que lidera atualmente o ranking nacional de transparência pública, era o primogênito de dezesseis filhos, de uma família de classe média da cidade de Quebrangulo. Viveu parte de sua infância no estado de Pernambuco e nos municípios alagoanos de Viçosa e Palmeira dos Índios. 

Neste último, o escritor, apesar de não ter cursado nenhuma faculdade e após ter a experiência de trabalhar com seu pai no comércio da cidade, se tornou prefeito, assumindo o cargo em 1928. Na prefeitura adotou políticas administrativas inovadoras, como a elaboração dos relatórios de atividades do órgão municipal, em 1929 e 1930, entregues ao governador de Alagoas da época. 

Tais relatórios sobre a situação financeira do município podem ser considerados os textos inaugurais de sua obra, já que foram prestações de contas que chamaram atenção pela qualidade literária e zelo com o dinheiro público, afinal, o prefeito não utilizava a formalidade que normalmente era notada em documentos como esses.  Logo o material foi reconhecido como preciosa obra literária, devido à perfeita construção linguística, caracterizada apenas em trabalhos de grandes escritores.