Servidores da Proginst apresentam artigos em workshop de instituições de ensino

Eles participaram do Encontro de Escritórios de Processos das Universidades Federais

19/06/2017 08h00 - Atualizado em 26/06/2017 às 15h00
Servidores da Proginst em evento no Recife

Ascom Ufal

Os servidores do setor de Gestão de Processos e Informação (GPI), da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da Ufal (Proginst), apresentaram trabalhos no 2º Encontro dos Escritórios de Processos das Universidades Federais. O evento foi realizado de 29 de maio a 1º de junho em Recife-PE.

De acordo com os servidores Bianca Jacintho, Reinaldo Cabral e Renata Gomes, que participaram do Encontro, o objetivo foi relatar experiências e boas práticas, além de debater a gestão por processos como estratégia para a superação das dificuldades do cenário atual.

O este evento foi integrado ao 11º Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (Wticifes 2017), que abordou o tema A TI como agente transformador nas universidades.

Sobre os artigos aprovados

O artigo Práticas de Gerenciamento de Portfólio Aplicadas à Gestão de Processos, tem por objetivo apresentar uma abordagem de qualificação de demandas para auxiliar na definição de quais projetos devem ser priorizados pela equipe da Gestão de Processos e Informação (GPI) no momento de aceitação do projeto. A abordagem está baseada em processos de recepção de demandas e de avaliação do portfólio de projetos, ambos definidos e utilizados pela própria GPI.

Segundo Reinaldo Cabral, foi possível situar a Ufal com relação às iniciativas que são conduzidas pelas 19 Instituições Federais de Ensino Superior que participaram do evento. “Embora esteja dando os primeiros passos, a Ufal também contribuiu com o relato de boas práticas que, até então, apenas a Ufal havia adotado. A diversidade de lições aprendidas, as trocas de experiências e a disponibilidade de todos os participantes em contribuir agregaram muito valor ao evento”, comentou.

O outro artigo aprovado foi o da servidora Renata Gomes, fruto da sua pesquisa de mestrado, Carta ao Cidadão: um caminho a ser seguido para extraí-la dos modelos de processos, que tem por objetivo gerar textos que facilitem a compreensão dos cidadãos sobre os serviços oferecidos pelos órgãos e entidades públicas, a partir dos modelos de processos que descrevem as etapas da prestação do serviço.

Segundo Renata, o Decreto 6.932 de 2009, que instituiu a Carta ao Cidadão, garante o direito de acesso a cada uma das fases e etapas. “Isto pode ser representado graficamente a partir do modelo de processo da prestação do serviço, no entanto, nem todas as pessoas são familiarizadas com as notações gráficas que modelam processos e que representam o passo a passo do processo, assim a geração de um texto a partir do modelo do processo desenhado facilitaria o entendimento por parte do cidadão sobre as etapas do serviço oferecido”, destacou.

Além da participação no evento, os servidores realizaram uma visita técnica ao Escritório de Processos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A reunião contou com servidores de outros escritórios para compartilhar experiências e estabelecer uma rede de contato e informações que permitam superar as dificuldades inerentes à gestão de processos e o estabelecimento dos escritórios dentro das IES.

“O escritório de processos da Ufal tem recebido forte apoio da gestão central e deu o primeiro passo para consolidação de suas ações junto à comunidade universitária”, ressaltaram os servidores.