Servidor terá texto publicado em livro sobre os 200 anos de Alagoas

Produção de Luciano Araújo foi selecionada em concurso estadual

09/06/2017 11h20 - Atualizado em 19/06/2017 às 12h32
Luciano Araújo, servidor da Prograd

Luciano Araújo, servidor da Prograd

Thâmara Gonzaga – jornalista

Com graduação, mestrado e doutorado na área de Letras, o técnico em Assuntos Educacionais da Ufal, Luciano Araújo, busca conciliar a rotina de trabalho administrativo na Pró-reitoria de Graduação (Prograd) com o prazer pessoal pela leitura e escrita literária.

O resultado dessa dedicação foi a seleção de seu texto em prosa, com o título Uma Jornada Radiante na Jangada Radiosa, em um concurso promovido pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) que contempla os 200 anos de Emancipação Política de Alagoas.

Foram selecionados dez textos para compor um livro e os autores escolhidos também receberão uma premiação em dinheiro. Segundo Luciano, a data de lançamento da publicação será em setembro na Bienal de Alagoas.

Por conta de minha formação acadêmica, sempre tive interesse pela Literatura. Há momentos em que escrevo algum texto literário e guardo. Gosto desse meu contato com a escrita literária”, afirma Luciano. “O concurso, de alguma forma, motivou o referido texto, pois penso que seria uma maneira diferente de perceber a nossa história de emancipação e nos reconhecermos em nossa terra”, completa.

Sobre o texto selecionado

Luciano Araújo conta que a narrativa do texto se dá em forma de um diário de bordo, no qual a personagem Estrela Radiante inicia sua jornada em Pernambuco rumo a Alagoas, em busca de sua irmã gêmea, Estrela Radiosa.

Radiante, então, segue pelos espaços significativos da história alagoana e se depara com o povo e os personagens lendários e reais de nossa cultura. Em sua jornada, na intenção de chegar à Maria Madalena da Lagoa do Sul, hoje Marechal Deodoro, ela passa por Maragogi, Porto Calvo, São Luiz do Quitunde. Descendo todo litoral, chega a Maceió; no Mirante da Sereia, conversa com a guardiã do lugar, a qual indica que ela precisa conversar com duas estátuas de bronze - mestre Aurélio, na Praia de Ponta Verde e mestre Graciliano Ramos, na Pajuçara –, pois eles mostrariam o destino que teve Radiosa”.

Agora, é só aguardar a publicação do livro e conferir na íntegra a produção do servidor da Ufal.

Para conferir os demais selecionados no concurso da Secult, acesse aqui