Intercâmbio com Federal do Ceará promove troca de experiências

Servidoras puderam conhecer e dialogar sobre inovações pedagógicas para formação continuada de docentes

09/06/2017 11h03 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Reunião com o professor Cláudio de Albuquerque Marques, pró-reitor de Graduação da UFC

Reunião com o professor Cláudio de Albuquerque Marques, pró-reitor de Graduação da UFC

Jessyka Faustino, estudante de Jornalismo 

Entre os dias 30 de maio a 2 de junho as servidoras Cristina Silva de Barros Castro e Vera Lucia Pontes dos Santos realizaram uma visita técnica à Universidade Federal do Ceará (UFC), representando a Pró-reitoria de Graduação (Prograd). O encontro teve como objetivos conhecer a instituição, trocar experiências e dialogar sobre ações acadêmicas, programas e estratégias pedagógicas locais

A ação foi articulada pela professora Suzana Barrios, coordenadora de Desenvolvimento Pedagógico da Prograd, com apoio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) e da professora Bernadete Porto, coordenadora de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico da UFC. 

Elas tiveram a oportunidade de conhecer as ações voltadas à formação continuada de professores da universidade cearense, numa perspectiva dialógica, cooperativa e significativa, tendo como meta o constante aprimoramento da graduação. A UFC tem um programa institucional de formação docente universitária instituído desde 2009 por meio da Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Cooperativa (CASa).

Além do programa deste,  outros programas acadêmicos foram debatidos na visita, a exemplo dos Programa de Iniciação à Docência (PID), Programa de Educação Tutorial (PET SESu e PET UFC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (Pacce), e o Projeto de Apoio às Escolas Públicas do Estado do Ceará e do Munícipio de Fortaleza (Precci), todos visando a melhoria dos processos da graduação.