Progep realiza Fórum dos Técnicos Pioneiros da Ufal

Evento acontece dia 19 de abril e deve resgatar a valorização dos primeiros servidores da Universidade

27/03/2017 10h33 - Atualizado em 30/03/2017 às 15h33
Técnicos pioneiros da Ufal

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

A Gerência de Capacitação da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Ufal realiza no próximo dia 19 de abril, o 1º Fórum dos Técnicos Pioneiros da Universidade. A ação tem o objetivo de estreitar a relação com os primeiros servidores técnicos da instituição, resgatar a valorização dos mesmos e incentivá-los a investir em capacitação e qualificação.

Na oportunidade serão trabalhados aspectos referentes aos interesses e demandas dos pioneiros em relação a capacitações, educação formal e desenvolvimento profissional, incluindo esclarecimentos sobre a progressão nos níveis de capacitação e qualificação.

Segundo Faustino Júnior, coordenador de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Progep, o evento foi construído após um levantamento realizado junto ao Departamento de Administração de Pessoal (DAP), onde se verificou que a maior parte dos servidores que estão prestes a se aposentar, não progrediram em suas funções, seja por capacitação ou qualificação. “Queremos orientar esses servidores, que tanto fizeram pela instituição, sobre ofertas de cursos, se sentir o interesse deles em participar de formações que possibilitem a progressão”, afirmou.

Ainda segundo Faustino, quase 100% desses servidores pertencem a cargos já extintos e muitos deles não possuem ensino médio ou têm o ensino fundamental incompleto. “São servidores que foram esquecidos, não possuem e-mail, não têm contato com a tecnologia ou com o computador. Nossa meta é mudar isso, incentivando e motivando esses servidores, para que evoluam profissionalmente e pessoalmente, e possam garantir uma aposentadoria melhor”, disse.

O Fórum dos Técnicos Pioneiros acontece das 9h às 12h no auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC). As inscrições serão feitas no local, mas os servidores estão sendo convidados ao longo da semana em seus setores.