Novos professores e técnicos tomam posse na Ufal

Sete servidores serão lotados nos três campi da Universidade

13/03/2017 11h35 - Atualizado em 13/03/2017 às 13h02
Sete novos servidores foram empossados na última semana

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo

Na tarde da última quarta-feira (8), sete novos servidores tomaram posse na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os profissionais, que irão atuar nos campi A.C. Simões, Arapiraca e do Sertão, foram recebidos pela reitora e pelo vice-reitor da Ufal, Valéria Correia e José Vieira, pelo diretor do Departamento de Pessoal (DAP), Frederich Ebrahim, e pela pró-reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), Carolina Abreu.

A reitora deu início à solenidade com palavras de acolhimento aos novos servidores e reforçou a importância dos profissionais abraçarem o ensino público no Brasil. “Vocês terão a oportunidade de perceber quão acolhedores os alagoanos são. Hoje, vocês assumem o compromisso de defender a universidade pública no país e, especialmente, a Ufal, que faz parte do patrimônio do povo alagoano e brasileiro”, destacou Valéria Correia.

O mais novo docente da curso de Biblioteconomia, Marcos Rodrigues, revelou o orgulho de poder contribuir com o ensino público e o desejo de fazer a diferença. “Venho de São Paulo com uma grande expectativa pela experiência como docente, com o compromisso de transformar a educação no meu país e acrescentar no ensino, na pesquisa e na extensão do curso aqui na Ufal”, revelou o professor, que trabalhou como bibliotecário por mais de dez anos na Universidade Estadual Paulista.

Além dele, os servidores Regis Villanova (RS), Alex Sousa (MA), e Selene Maíra Morales (SP) estão lotados no Campus A.C. Simões, em Maceió. As médicas veterinárias Graziela Kopinits (RJ) e Kath Freire (PE) atuarão na Unidade de Ensino de Viçosa, ligada ao Campus Arapiraca.

De volta à academia

Único servidor de Alagoas empossado na solenidade, Alex Nascimento já tem um carinho pela Ufal, onde cursou Economia por cinco anos. Agora, ele retorna à Universidade como docente do magistério superior da Unidade de Santana do Ipanema, integrada ao Campus do Sertão, após temporada de um ano e meio como professor substituto.

Natural de Porto Calvo, o mais novo servidor tem orgulho da trajetória acadêmica percorrida em escolas e instituições públicas. “Vim de família humilde, sempre estudei em escola pública, desde o ensino fundamental ao superior. Meus pais não tinham dinheiro para me ajudar, então recebi bolsa para me manter e agradeço à Universidade por ter me ajudado também nesse sentido”, contou.

Foi durante o segundo ano da graduação que o desejo de ser professor despertou em Alex. A partir daquele momento, o jovem estudante correu atrás do sonho, passando por monitoria, pesquisas, estágios e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco. Para o alagoano, ser professor da Ufal é a realização de um sonho. “Estou muito feliz por voltar e contribuir com o desenvolvimento de Santana do Ipanema, onde já conheço a realidade. Voltar como professor efetivo é uma alegria imensa”, comemorou.