Servidores da Ufal tomam posse no CIC

Solenidade de posse foi marcada pelos depoimentos dos 19 novos servidores, que irão atuar nos campi A.C. Simões, Arapiraca e do Sertão, em Delmiro Gouveia

21/02/2017 16h48 - Atualizado em 24/02/2017 às 12h32
19 novos servidores da Universidade Federal de Alagoas tomaram posse nesta segunda

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo

Gratidão e desejo de contribuir com a maior instituição de ensino público de Alagoas. Esses foram os sentimentos em comum, transmitidos durante a solenidade de posse dos 19 novos servidores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realizada na tarde da última segunda-feira (20) no Centro de Interesse Comunitário (CIC), em Maceió.

Os novos servidores, que irão atuar nos campi A.C. Simões, Arapiraca e do Sertão, foram recebidos pelo vice-reitor, José Vieira, e pelo diretor do Departamento de Administração de Pessoal (DAP), Frederich Ebrahim, que coordenou a solenidade diante de familiares e amigos dos novos servidores, presentes no auditório do CIC.

Após a solenidade, os técnicos-administrativos e professores recém-empossados se pronunciaram sobre a conquista de ingressar na Ufal como servidores da instituição. “Sou de origem humilde e não esperava ter a chance de estudar em uma universidade federal. Hoje, sou professor de uma”, disse o paraibano Jonathan Magno, novo professor do campus do Sertão, em Delmiro Gouveia.

Para Guilherme Pitta, médico e professor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) há 25 anos, fazer parte do corpo docente da Ufal é a realização de um sonho. “Amo ser professor. Esse foi o quarto concurso que prestei para ser professor da Ufal e, para mim, um dos fatores que me motiva a cada dia é poder contribuir com uma universidade jovem e que tem vontade de crescer”, revelou o novo docente de Medicina do campus Arapiraca.

Em Maceió, o Instituto de Matemática receberá os professores Wagner Gouveia, de Alagoas, e Dione Lara, de Minas Gerais. Além deles, um novo servidor voltará às salas de aula do instituto, mas, dessa vez, como professor. O jovem Davi Lima, de apenas 28 anos, reingressa à universidade após anos como estudante da graduação e do mestrado.

“Eu me apaixonei por matemática no ensino médio e quero contribuir para que outras pessoas também desenvolvam o mesmo sentimento pela disciplina. Temos um instituto reconhecido nacional e internacionalmente, então quero contribuir ainda mais para o avanço do ensino”, destacou Davi Lima, doutor pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

Ao final dos depoimentos, a diretora do campus Arapiraca, Eliane Cavalcanti, também presente na solenidade, deu as boas-vindas aos servidores. “Este momento marca o início de um novo projeto na vida de vocês. Hoje vocês vestem a camisa ao ingressar na maior e melhor instituição pública de ensino em Alagoas”, manifestou Cavalcanti.

Em seguida, o vice-reitor encerrou a solenidade ao reforçar que a evolução da universidade é resultado do empenho daqueles que fazem parte da história dela. “A Ufal completou 56 anos, mas ainda é uma ‘menina’ no campus Arapiraca, onde está presente há 10 anos, e no campus do Sertão, com apenas sete anos. A presença e o fortalecimento da instituição são frutos da responsabilidade de cada um vocês”, destacou o vice-reitor, José Vieira.