Ufal promove Oficina em Metodologias Ativas em Arapiraca

Ação é voltada aos servidores do curso de Medicina do campus

09/11/2017 11h09 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06

João Paulo Rocha – estagiário em relações públicas

De 22 a 24 de novembro a Ufal promove a Oficina Pedagógica em Metodologias de Ensino e Aprendizagem no Campus Arapiraca. A ação é resultado de um esforço coletivo da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), por meio do Programa de Formação Continuada em Docência de Ensino Superior (Proford), num trabalho articulado com a coordenação do curso de Medicina de Arapiraca, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) e o Gabinete da Vice-reitoria.

Com 27 horas de atividades, de acordo com os organizadores, essa formação busca auxiliar no processo de reformulação do ensino médico tradicional para uma perspectiva curricular centrada no método Problem Based Learning (PBL).

O PBL, do português Aprendizagem Baseada em Problemas, surgiu na década de 1960 no Canadá e tem como princípio pedagógico a formação de pequenos grupos em que os estudantes trabalham colaborativamente na resolução de um problema prático.

A oficina será conduzida por um grupo de docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e direcionada aos docentes e técnicos da Ufal, no horário das 8h às 18h.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas online.

Para obter mais informações, basta enviar e-mail para Anna Claudia Oliveira, coordenadora do curso de Medicina do Campus Arapiraca: anna.silva@arapiraca.ufal.br