Servidor do Museu participa de maratona criativa internacional

Evento será sediado simultaneamente em oito países

31/10/2017 09h35 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Victor Sarmento vai participar do evento em novembro

Victor Sarmento vai participar do evento em novembro

Jacqueline Batista – jornalista colaboradora

O programador visual Victor Sarmento, do Museu Théo Brandão (MTB), foi um dos selecionados para participar do Museomix, uma maratona criativa internacional, voltada para ações em museus, com o objetivo de construir um espaço conectado e participativo. O evento vai acontecer em Belo Horizonte, entre os dias 10 e 12 de novembro.

A proposta do Museomix é unir ideias criativas e ferramentas tecnológicas, como impressoras 3D, máquinas de corte a laser e computadores. Serão criados e construídos protótipos inovadores de mediação entre acervo e visitantes.

Durante os três dias do evento, os participantes dos projetos criam e testam suas invenções. Ao final, os protótipos serão disponibilizados em alguns museus, onde poderão ser testados pelos visitantes. No total, sete equipes de museomixers, como são chamados os participantes, desenvolverão suas ideias, tendo disponível uma estrutura tecnológica.

Victor, que tem graduação em Publicidade e Propaganda, especialização em Gestão da Comunicação Organizacional e mestrado em Design, fará parte de uma equipe de pessoas com habilidades distintas (mediação e usos, comunicação, fabricação, programação, design gráfico e especialista em conteúdo).

O servidor da Ufal ficará responsável pela habilidade comunicação, que envolve escrita, jornalismo, gestão de redes sociais, blogs, videomaker, entre outros. Victor acredita que a sua participação no evento será uma grande oportunidade de adquirir mais experiência profissional. “A minha expectativa é ter contato com novas tecnologias que proporcionam uma melhor experiência de visitação de usuários a museus, além de compartilhar e aprender com pessoas de diversas áreas. Será uma oportunidade também de ter contato com pessoas de vários países do mundo e acompanhar a produção dos outros. Veremos o resultado dos trabalhos das equipes dos países participantes”, disse Victor, entusiasmado com a nova experiência.

No Brasil, o Museomix vai acontecer no Circuito Liberdade, um importante corredor de cultura brasileiro. Localizado em uma área histórica de Belo Horizonte, é composto por 15 instituições, dentre museus e centros de cultura.

No Circuito Liberdade, o evento será concentrado no edifício Rainha da Sucata. O prédio, em estilo pós-moderno, foi inaugurado em 1991, na Praça da Liberdade. O conjunto de materiais utilizados na fachada e laterais o levou a ficar popularmente conhecido pelo nome de Rainha da Sucata.

O Museomix teve origem na França, no ano de 2011. Em 2017, o evento acontecerá em oito países e 13 cidades. É a primeira vez que o projeto será realizado no Brasil. Neste ano, o evento também vai acontecer na Suíça, França, Áustria, Bélgica, Itália, Espanha e México. Para mais informações, acesse http://www.museomix.org/pt-br/