Progep institui programa de capacitação para servidores da Ufal

O programa regulamenta a participação dos técnico-administrativos e docentes em eventos internos e externos de capacitação

17/10/2017 10h38 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Equipe de Capacitação da Progep (CDRH)

Equipe de Capacitação da Progep (CDRH)

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo

A Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Gerência de Capacitação da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) instituiu o Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento para servidores técnico-administrativos e docentes da Ufal. O material vinha sendo elaborado desde 2016, e “marca um novo cenário para as ações institucionais de capacitação”, como descreve o documento.

De acordo com a portaria publicada, os principais objetivos são contribuir para o desenvolvimento dos servidores, propiciar capacitação dos mesmos para as ações de gestão pública, capacitá-los para o exercício de suas atividades, contribuir com a progressão e incentivar a qualificação.

A reitora Valéria Correia destacou que o referido programa é um marco, pois regulamenta a equidade nos processos de solicitação dos servidores. “Um dos pilares de nossa gestão é a transparência e a busca por implementar ações institucionais de qualificação e capacitação dos servidores. Essa é uma demanda que aparece nas pautas do movimento docente e dos técnicos, também nos indicadores dos resultados das auto-avaliações realizadas pela CPA [Comissão Própria de Avaliação]. O programa de capacitação ancorado nos pilares da transparência torna claro os processos, o uso dos recursos e os instrumentos utilizados pela gestão para a capacitação dos servidores”, declarou.

O coordenador de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Progep, Faustino Junior complementa: "Todos os servidores da Ufal terão a clareza e transparência nos procedimentos da participação dos cursos internos e externos, bem como participar como colaborador e multiplicador de conhecimento através de nossas ações”. Segundo Faustino, o programa regulamenta a participação dos servidores em eventos de capacitação, visando o desenvolvimento do servidor e o atendimento das metas institucionais.

“Difundindo a cultura de capacitação, agregando valor, buscando parcerias, inovação em suas práticas, incentivando a qualificação e retroalimentando o sistema como sugestões e aprimoramento. Essas são práticas que estamos adotando na gestão da capacitação e seus recursos, buscando incessantemente atender as expectativas dos nossos servidores e contribuir com o dinamismo e progresso de nossa instituição”, finalizou o coordenador.

Confira abaixo a portaria publicada.