Docente do Instituto de Matemática recebe Menção Honrosa da Capes

O professor Abraão Mendes do Rêgo foi o único da Universidade citado no Prêmio Capes de teses deste ano

26/10/2017 10h38 - Atualizado em 30/10/2017 às 13h13
O professor Abraão Mendes do Rêgo vai receber a premiação no dia 7 de dezembro

O professor Abraão Mendes do Rêgo vai receber a premiação no dia 7 de dezembro

Jessyka Faustino - estudante de Jornalismo 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) concedeu ao docente Abraão Mendes do Rêgo Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2017 na área de Matemática/Probabilidade e Estatística. O professor recebeu o reconhecimento pela tese Rigidez de hiper superfícies em variedades riemannianas, defendida em 2016.

Segundo Abraão, a  pesquisa que estuda a forma das coisas em matemática, nasceu durante o mestrado na Ufal sob a orientação dos professor Marcos Cavalcante e Fernando Marques, da Universidade de Princeton, que também o acompanharam no doutorado. Mas, ele conta que a paixão pela área é muito mais antiga. 

"Meu interesse pela matemática começou ainda no ensino básico, quando um professor da antiga 7ª série do ensino fundamental percebeu que eu tinha um gosto diferente pela matemática e me encaminhou para um projeto de treinamento olímpico coordenado pelo professor Krerley Oliveira, da Ufal", relembra Abraão. 

A Menção Honrosa constitui-se de certificado, conforme especificado no Edital nº 18/2017. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União de 10 de outubro de 2017, seção 1, páginas 9 a 14, Portaria n° 199, de 06 de outubro de 2017, disponível no link 

"Fiquei muito feliz! Isto porque além de ser um prêmio muito concorrido - apenas três pessoas são premiadas por ano no Brasil em cada área, onde temos um campeão e duas menções honrosas. Eu recebi menção honrosa. É muito bom ter um trabalho reconhecido depois de muitos anos de esforço!", comemora o docente. 

O evento de entrega dos prêmios acontecerá em Brasília, no dia 7 de dezembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, às 17 h. Durante o evento, os apresentados com menção honrosa serão destacados.