Professor do ICBS publica artigo de capa em revista internacional

Estudo foi publicado este mês na Frontiers in Ecology and the Environment

08/07/2016 14h52 - Atualizado em 11/07/2016 às 09h45
Professor Richard Ladle, do ICBS

Redação Ascom

O professor do Instituto de Ciências Biológicas da Ufal, Richard Ladle, publicou o mais recente artigo do Laboratório de Conservação no Século 21 (Lacos 21). Numa parceria com os professores Ricardo Correia, Ana Malhado, e colaboradores das universidades de Oxford (EUA), Quebec (CAN), Umeå (SWE) e Busan (KOR), o trabalho intitulado Conservation Culturomics ganhou destaque na capa da edição de junho do periódico norte-americano Frontiers in Ecology and the Environment.

Para entender e quantificar o interesse da sociedade pela conservação, o artigo propõe uma nova metodologia aplicada à conservação, ainda pouco conhecida, a fim de conseguir dados eficazes sobre o comportamento da sociedade quanto à popularidade da conservação das espécies e de reservas naturais, e como melhorá-los. Direcionando e aplicando o método nos interesses de conservação, ela se mostra uma ferramenta poderosa por ser capaz de mapear rastros deixados por usuários da web quando citam ou fazem referência às suas interações com a natureza com palavras-chave.

Ao analisar estes dados, se torna possível a medição do interesse público pela conservação, a popularidade e a respectiva importância de determinadas espécies, monitoramento de questões ambientais, impacto cultural, etc.

“Nosso grupo de pesquisa está trabalhando atualmente no desenvolvimento de métricas de visibilidade cultural das espécies. Isto é importante porque o apoio para a conservação da natureza depende do conhecimento e de sentimentos positivos do público em relação às espécies”, explica o professor Richard Ladle.

“Também estamos atuando com a WWF-Brasil no mapeamento da visibilidade cultural de áreas protegidas e as relacionando a ameaças externas, como mineração e agricultura, uma vez que as unidades de conservação com baixos níveis de visibilidade cultural são bem mais difíceis de defender”, completou Ladle falando sobre a parceria com a ONG brasileira que faz parte de uma rede internacional comprometida com a conservação da natureza.

Confira aqui o artigo completo publicado na revista.