Ascom orienta sobre regras do Manual de Identidade Visual da Ufal

Comunidade universitária deve ficar atenta aos procedimentos corretos para uso da marca da instituição

29/03/2016 12h57 - Atualizado em 29/03/2016 às 15h24

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Você que é estudante ou servidor da Universidade Federal de Alagoas, já conhece o nosso Manual de Identidade Visual? Ainda não? Então, a partir de agora, pelos próximos parágrafos, você será guiado pela equipe da Assessoria de Comunicação (Ascom), responsável pela elaboração do produto, para entender como deve ser a aplicação da marca da Ufal para que, assim, possamos estabelecer e fidelizar ainda mais a padronização da nossa imagem.

O objetivo do Manual de Identidade Visual é normatizar e padronizar a aplicação da marca da Ufal, garantindo o fortalecimento da sua identidade junto a toda a comunidade acadêmica. Para que isso aconteça, nele, são apresentadas normas e especificações a serem seguidas para minimizar eventuais erros de aplicação da marca. Dessa forma, poderemos garantir unidade na comunicação institucional da Universidade”, explica a nossa programadora visual, Camila Fialho.

O projeto inicial do Manual foi executado por Victor Sarmento, que atua como programador visual no Museu Théo Brandão (MTB), mas veio para a Ascom e passou pelas devidas adaptações por Camila e Marília Carvalho, ex-bolsista de Design. “A nossa intenção foi atualizar o Manual e deixá-lo mais didático, com mais exemplos de aplicação da marca da Universidade e colocando, também, alguns textos mais explicativos”, complementa Fialho.

Esses textos consistem em detalhar ainda mais o uso da marca em papelaria, tais como cartões de visita, pastas, envelopes e afins, além de produtos variados como CDs, DVDs, camisetas, canecas, canetas e muito mais. “A gente nota o uso de forma incorreta, por isso o Manual mostra bem os exemplos de como a marca não deve ser utilizada. E já que muitas pessoas usam, dentre estudantes e servidores, a gente quer mostrar o uso de forma correta e padronizada”, salienta Camila.

É por causa desse desejo que nós, da Ascom, alertamos a todos: a marca da Ufal deve ser redimensionada proporcionalmente; já as cores e a estrutura nunca deverão ser alterados. É preciso atenção, também, para o espaçamento e o tamanho de marcas nas chamadas assinaturas conjuntas. E o nosso brasão nunca deverá ser utilizado de forma isolada sem que venha acompanhado da sigla ou do nome por extenso do setor e/ou unidade citada, como vemos nas imagens abaixo.

Também é preciso atenção nos documentos oficiais, principalmente para os cabeçalhos e rodapés. “Para documentos internos e externos, respeitando as normas, deve-se utilizar o brasão da Universidade e as marcas das unidades [acadêmicas e administrativas] sempre com o nome por extenso e na fonte Times New Roman. O uso isolado do brasão sem tipografia é exclusivo em documentos oficiais e não pode ser utilizado em nenhum outro material gráfico da Ufal”, alerta o Manual, na página 27.

A Ascom pede, ainda, a compreensão dos interessados em utilizar a marca da Universidade que não tentem, de forma alguma, reconstruí-la. Em caso de dúvidas basta entrar em contato com o setor e, para conferir o Manual de Identidade Visual na íntegra, basta clicar aqui.

Baixe as imagens em anexo para utilizar a marca de forma correta.