Ufal estabelece normas para consumo de água e energia no campus

Medidas devem fazer parte de uma campanha para consumo consciente dos recursos naturais

26/02/2015 13h26 - Atualizado em 27/02/2015 às 15h06

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

Pensando na necessidade cada vez mais urgente do consumo consciente de água e energia em todo o país, a Universidade Federal de Alagoas, atendendo ao decreto federal nº 8.389/2015, deu início a uma campanha de boas práticas de uso dos recursos naturais.

O decreto federal limita os gastos com esses recursos e a necessidade de reduzi-los em até 33%. A Portaria nº 23 da Ufal, publicada ainda neste mês de fevereiro, estabelece boas práticas de gestão e uso de energia elétrica e de água e o monitoramento de consumo desses bens e serviços.

Para alcançar esses objetivos, é necessária a colaboração de toda a comunidade acadêmica da Ufal. Lembrando que qualquer ocorrência de vazamento de água e na rede elétrica deve ser comunicada à Divisão de Manutenção da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) através dos ramais 1505/1691/1010.

A Assessoria de Comunicação está preparando uma campanha de sensibilização, objetivando a economia necessária estabelecida pela portaria e decreto. Ainda neste semestre, o setor deve distribuir o material educativo sobre o uso e o consumo racional de água e energia elétrica.

Veja abaixo como você pode colaborar:

Energia elétrica

Sobre a utilização de aparelhos de ar condicionado:

● Otimizar o uso dos aparelhos, utilizando-os apenas no período de 10h às 16h, e desligando-os quando o ambiente estiver desocupado;

● Ao ligar o aparelho, manter as portas e janelas fechadas, evitando o desperdício do ar climatizado e garantindo a circulação do ar;

● Manter a regulagem dos termostatos do aparelho entre 23ºC e 24ºC.

Sobre a utilização de lâmpadas e dos sistemas de iluminação:

● Manter, sempre que possível, lâmpadas desligadas no horário diurno, deixando para acendê-las a partir das 16 horas, com exceção das salas de aula;

● Desligar as lâmpadas das salas que não estiverem em uso, principalmente nos horários de almoço e no encerramento do expediente.

Sobre utilização de geladeiras e freezers:

● Evitar que as portas fiquem abertas sem necessidade;

● Regular a temperatura dos equipamentos conforme a estação do ano e capacidade utilizada;

● Manter os equipamentos fora do alcance de raios solares ou de outras fontes de calor;

● Reforçar a orientação aos servidores e às equipes de segurança e zeladoria para desligamento das lâmpadas e sistemas de iluminação ao final do horário de expediente.

Sobre a utilização de computadores:

● Programar o computador para entrar em modo de espera após cinco minutos sem uso;

● Desligar o monitor, a impressora, o estabilizador e outros acessórios, sempre que não estiverem em uso.

Sobre a utilização de bebedouros:

● Desligar o equipamento no final do expediente.

Água

● Implantar sistemas de monitoramento do consumo e efetuar inspeções periódicas em reservatórios e equipamentos hidráulicos, tais como sanitários, chuveiros, torneiras e válvulas, para identificar de forma tempestiva a ocorrência de vazamentos em instalações hidráulicas;

● Sinalizar áreas comuns dos edifícios públicos federais sobre o uso e o consumo racional de água;

● Definir regras acerca da periodicidade de irrigação de jardins e gramados.