Proest alerta sobre preenchimento indevido dos Relatórios de Frequência

Erros podem configurar ato de improbidade administrativa

12/12/2014 16h45 - Atualizado em 16/12/2014 às 14h53

Mariana Madeiro – estudante de Relações Públicas

A Pró-reitoria Estudantil (Proest) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) divulgou, por meio de memorando, alerta sobre o preenchimento dos Relatórios de Frequências dos bolsistas Pró-graduando (BPG), Programa de Ações Interdisciplinares (Painter) e de Desenvolvimento Acadêmico e Institucional (BDAI).

Segundo a Proest, foram detectados casos de alunos que, mesmo sendo beneficiados com outras bolsas ou após o desligamento da Universidade, continuam com seus nomes presentes nos relatórios e, dessa forma, recebem indevidamente recursos destinados às bolsas. Os casos irregulares serão encaminhados ao tutor responsável pela assinatura da frequência para conhecimento e medidas cabíveis.

O documento salienta também que a certificação da presença desses estudantes nas suas atividades é de inteira responsabilidade de quem assina o Relatório de Frequência e encaminha à Proest para inclusão em folha. Por isso, o envio deste material preenchido de forma incorreta pode se configurar como improbidade administrativa.

A Pró-reitoria solicita ainda que os professores-tutores colaborem com o setor e levantem junto aos seus bolsistas a situação de cada um para evitar novos casos semelhantes aos citados acima. As irregularidades já detectadas e comprovadas terão os tutores notificados e os alunos beneficiados de forma indevida deverão ressarcir ao erário por GRU gerado pela Proest.