Arquivo Central disponibiliza tabelas de códigos e temporalidade de documentos

Medida deve melhorar os fluxos dos documentos na Universidade

16/12/2014 15h50 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h24

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

As tabelas de códigos de classificação de documentos e a de temporalidade de documentos de arquivos já estão disponíveis e podem ser acessadas por todos os servidores que trabalham com abertura e tramitação de processos administrativos na Universidade. Elas foram criadas pelo Arquivo Nacional e Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) e implantadas no módulo Sipac do sistema SIG.

Cada vez que um servidor abre ou tramita um processo administrativo deve colocar no campo “código de assuntos – tipologias documentais” os códigos descritos no arquivo abaixo. Cada documento apresenta ainda um prazo prescricional e lugar para destinação final que devem ser respeitados, a fim de que não se percam ou se deteriorem antecipadamente.

Segundo a Conarq, o controle sobre a produção documental e a racionalização de seu fluxo, por meio da aplicação de modernas técnicas e recursos tecnológicos, são objetivos de um programa de gestão de documentos, que levará à melhoria dos serviços arquivísticos, resgatando, com isso, a função social que os arquivos devem ter, aumentando assim a eficácia, garantindo o cumprimento dos direitos de cidadania e sendo, para o próprio Estado, suporte para as decisões político-administrativas.

O Arquivo Central da Ufal mantém um ramal exclusivo para tirar dúvidas de servidores sobre as tabelas. É o número: (82) 3214-1151.