Professor completa 40 anos de Ufal e resgata início da profissão

Jaime Evaristo dos Santos é um professor dedicado, um compositor apaixonado e uma feliz testemunha do crescimento da Ufal

21/02/2014 11h30 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h00
Professor Jaime Evaristo comemora sua história de vida na Ufal

Redação Ascom

Dedicar uma vida inteira de trabalho à mesma instituição é uma prova de amor não só ao ofício escolhido, mas, também, ao conceito que ela representa. O professor do Instituto de Computação (IC), Jaime Evaristo dos Santos, completa neste mês de fevereiro 40 anos de serviço público na Universidade Federal de Alagoas.

O ex-diretor do antigo Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN) é autor de seis livros, sendo quatro deles com versões disponíveis para download e, ainda encontra na música o tom perfeito para aliar trabalho e diversão. Ele compôs várias marchinhas de carnaval e em 2011 teve o nome imortalizado no Hino Oficial da Ufal, quando assinou a autoria da letra em comemoração aos 50 anos da instituição. As quatro décadas de dedicação à docência foram resumidas pelo professor Jaime em um artigo que publicamos a seguir, na íntegra:

Quarenta anos de Ufal: por Jaime Evaristo – professor da Ufal

Em 18 de fevereiro de 1974, pela manhã ou à tarde (não me lembro), eu fazia parte de um grupo de cerca de dez pessoas que cantava (alguns tentavam cantar para ser mais preciso) o Hino Nacional. O cenário era o Gabinete do Reitor da Universidade Federal de Alagoas, situado, à época, na Avenida Duque de Caxias, e o nosso desempenho era acompanhado pelo reitor, professor Nabuco Lopes, que verificava, diligentemente, se todos estavam, de fato, cantando a música símbolo da Pátria (não havia cobrança de afinação e sim do conhecimento da letra e de qualquer arremedo da melodia - um dos presentes foi convidado a se retirar, tendo sido aconselhado a só retornar quando aprendesse a cantar o hino).

Estávamos tomando posse como auxiliares de ensino e o reitor, sendo general da reserva do Exército Brasileiro e estando a ditadura militar no seu auge, havia estabelecido que saber “cantar” o Hino Nacional era condição sine qua non para ser servidor da instituição. A despeito de ter sido instado a realizar uma tarefa para a qual não tenho a mínima habilidade (sou desafinado até em dublagens) e do fato de que as condições salariais não eram as melhores, eu estava muito feliz. Afinal, desde o meu primeiro ano do curso de engenharia era apaixonado pelo “ser professor” (havia sido “amor à primeira aula”) e ser docente de ensino superior no ano seguinte ao da conclusão da graduação era atingir o auge da carreira escolhida muito cedo.

Do coro, lembro-me dos professores Rogério, hoje reitor honorário, Carlos Roberto, companheiro de concurso para o Departamento de Matemática, que pediu desligamento da função alguns anos depois da assunção, e Robson, tragicamente falecido alguns anos atrás. Não sei se algum outro cantor daquele grupo continua em atividade na nossa Universidade. Eu, felizmente para mim, continuo.

Nesses meus 40 anos de Ufal vi a grande mudança na escolha dos dirigentes, nomeados antes a partir de reuniões restritas em salas fechadas e hoje através de eleições democráticas, com participação de todos os membros da comunidade universitária. Nesses meus 40 anos de Ufal vi o crescimento da pesquisa e da extensão, transformando o que era uma simples escola de terceiro grau numa verdadeira universidade. Nesses meus 40 anos de Ufal, sobretudo, conheci pessoas. Foram muitos colegas técnicos-administrativos, muito colegas professores e, principalmente, muitos colegas alunos. E estes sempre foram a razão principal da minha felicidade profissional.