Apresentação

O Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira, com o incremento da cultura indígena, impõe para a Universidade e Sistemas Educacionais no âmbito da Educação Básica um papel importante na sistematização de conhecimentos e formação de profissionais para atuar no processo de implementação das Leis 10.639 de 2003 e 11.645 de 2008 nas escolas públicas estaduais e municipais.

A necessidade de implementação das leis supracitadas vai além do cumprimento de um ordenamento legal e documental, pois, se situa na esfera do respeito às diferenças, do combate ao racismo, ao machismo1 e do convívio pluricultural na sociedade. Entendendo também, que não será possível acabar com as desigualdades sociais sem o enfrentamento destas questões, que potencializam o processo de exploração do homem pelo homem.

1 Neste curso as categorias: classes, raça, gênero, geração, cultura, sexualidade e religiosidade serão trabalhadas de forma articulada.